A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou na Sessão Ordinária de ontem (14), um Projeto de Lei que beneficia a carreira dos Técnicos Penitenciários. Essa conquista foi uma reivindicação do Sindicato dos Técnicos Penitenciários do Distrito Federal (Sindpen-DF), em parceria com a deputada Jaqueline Roriz, que trabalharam há muito tempo na luta por melhores condições de trabalho para a categoria.
Desde o inicio da carreira dos Técnicos Penitenciários a deputada Jaqueline Roriz vem fortalecendo a categoria. Uma das primeiras conquistas foi luta pela convocação e nomeação de mais servidores aprovados em concurso público, depois de uma grande discussão em audiência pública no plenário da CLDF. Após essa vitória, a deputada viabilizou também o aumento salarial dos servidores.
Agora mais uma vez a deputada Jaqueline Roriz, intercedeu para que o Poder Executivo encaminhasse o PL 1635/10, que altera a denominação da carreira dos Técnicos Penitenciários, que passam a partir de agora a serem considerados Agentes de Atividades Penitenciárias.
Além disso, a deputada Jaqueline Roriz, apresentou mais quatro emendas atendendo ao clamor da categoria: A atividade passa agora a ser privativa de servidores com nível superior, estabelecendo um prazo de sete anos para adequação da escolaridade para aqueles que ainda não possuem curso superior; A carreira passa a ser típica de estado e os servidores conquistaram ainda uma nova identidade funcional com brasão e símbolo próprios em virtude da nova nomenclatura.
A deputada Jaqueline Roriz (PMN), parabenizou os servidores pela conquista. “São profissionais que realizam um ótimo trabalho pelo DF e que merecem reconhecimento. Parabenizo a todos pela união da categoria. Essa conquista foi mais do que merecida. Agradeço a Casa também pela prestação de serviço em apoiar os servidores”, declarou.
As galerias do Plenário ficaram lotadas de servidores que comemoraram a aprovação do projeto.
Allan Costa