sábado, 2 de outubro de 2010

Weslian Roriz fala sobre sua vitória no TRE

A candidata ao Governo do Distrito Federal pelo PSC, Weslian Roriz, falou para o repórter do Jornal de Brasília sobre sua vitória no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ela disse que não acompanhou à votação, ficou apenas em casa com as filhas, onde recebeu a notícia.

Weslian Roriz mantém a agenda de campanha para a tarde. Ela disse que passara nas ruas com a mesma tranquilidade de sempre “acho isso tão bom, é gratificante”, disse a candidata sobre o carinho de seus eleitores.

Amanhã, por volta de 10h, Weslian e Joaquim Roriz irão votar no Núcleo Bandeirante. A candidata acredita que pode ganhar no primeiro turno: "Eu espero, se Deus me permitir, que seja vitoriosa em primeiro turno". Ela acompanhará a apuração em casa com a família.

Carreata sai do Cruzeiro rumo à Estrutural

A Caravana do Casal 20, comandada pela candidata a governadora Weslian Roriz e pelo ex-governador Joaquim Roriz, começou a sair às 16 horas deste sábado da Feira Permanente do Cruzeiro em direção à Estrutural. Na largada havia mais de 400 veículos, inclusive número que vai crescendo a cada momento, uma vez que mais carros vão se incorporando à carreata. A animação é geral: trios elétricos, buzinaço, muitos fogos de artifícios, muita festa pelas ruas por onde passa. E tudo colorido por bandeiras e camisetas azuis, a cor da campanha de Dona Weslian.

Os moradores do Cruzeiro incentivam a carreata, aplaudindo os participantes e manifestando apoio a Dona Weslian e Roriz, que estão acompanhados pelo vice Jofran Frejat, pelos candidatos ao Senado, Maria Abadia (PSDB e Alberto Fraga, e pela primeira dama do DF, Karina Rosso.

Antes de sair da concentração, Dona Weslian comemorou com os moradores do Cruzeiro e com os participantes da carreata a vitória  no Tribunal Regional Eleitoral (TER-DF), que na manhã deste sábado aprovou a candidatura dela. “Eu tinha certeza da vitória. Ganhamos na Justiça, agora vamos ganhar nas urnas”, afirmou Dona Weslian. A animada carreta segue agora para a Estrutural e encerrará seu percursos no Guará.


Com 4 votos a 3, Weslian Roriz tem registro de candidatura ao Buriti aceito pelo TRE-DF

Com quatro votos a favor e três contra, Weslian Roriz (PSC) teve o registro de candidatura ao Governo do Distrito Federal aprovado pelo Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF). O resultado final do julgamento ficou a cargo do presidente do TRE-DF, João Mariosi. Após parecer contrário do Ministério Público Eleitoral, o placar entre os seis magistrados no plenário da Corte ficou em 3x3.

Depois do voto do relator do caso, Luciano Vasconcellos, os magistrados Hilton Queiroz e Souza e Ávila votaram a favor do registro da substituta de Joaquim Roriz na coligação Esperança Renovada. Logo após, no entanto, Josaphá Francisco votou contra Weslian. Ele citou citou o principio da conta e risco da coligação, acompanhando o voto do relator, que afirmou ao início do julgamento que uma substituição na chapa deveria ter ocorrido antes: "indeferido registro de Roriz, ou ele recorria ou substituia. Se recorreu, o fez por conta e risco".

O magistrado Mário Machado também votou contra a candidatura da esposa do ex-governador, argumentando que "Roriz declarou que governará na retaguarda dela". No entanto, Evandro Pertence, o último a opinar, se posicionou a favor do registro de Weslian Roriz.

Participaram do julgamento os sete magistrados do TRE-DF. Antes da leitura do relatório, o procurador Renato Brill defendeu o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE) pelo indeferimento do registro de Weslian: "Essa substituição trata-se de um engodo para a Justiça Eleitoral. Nunca houve renúncia de registro, porque Roriz não tinha registro".

Revista Veja faz reportagem sobre a futura governadora do DF, Weslian Roriz (PSC), e destaca vida voltada à família e ao catolicismo da candidata.

Em Brasília, Nossa Senhora Aparecida hospeda-se na casa da família Roriz. Na mansão onde moram Joaquim e a mulher, Weslian, que o substituiu na disputa ao governo do Distrito Federal (DF), enxerga-se, logo na entrada, um painel gigante da santa. A obra revela um dos principais traços da personalidade da candidata-sensação do final desta campanha: Weslian Roriz é temente a Deus.

Aqui embaixo, contudo, Pai-Nosso é o maridão. Na semana passada, ao perceber que poderia ter a candidatura cassada no Supremo Tribunal Federal, (STF), Joaquim Roriz, ex-governador de Brasília, lançou sua arma secreta. Empurrou oficialmente a candidatura, para a mulher.

Aos 67 anos, Weslian Roriz precisou de poucas aparições públicas para chamar a atenção. Nos dois debates a que compareceu, uma trapalhada atrás da outra: errou nome de candidatos, esqueceu perguntas e trocou temas. As críticas não perturbaram a candidata. O temperamento de Weslian não permitiu que ela baixasse a cabeça. Sua filha Liliane confirma a personalidade forte da mãe: “Não pisa no pé dela não, porque ela é baixinha, mas é brava. Quando cisma com alguém, sai de perto. O ex-governador José Roberto Arruda morria de medo dela”.

Antes do súbito estrelato político, Weslian levava vida de madame. Preenchia seus dias com programas sociais e festinhas em casa. Sem álcool. Há mais de 20 anos, Maria Antônia Bragança frequenta a mansão: “Nos reunimos para rezar, contamos histórias, rimos muito. Para nós, tudo é farra, tudo é brincadeira”.

Mulher de fé

Maria Antônia descreve a amiga como “mulher de fé”. Weslian vai à missa todos os dias, assiste à TV Canção Nova, é amiga de padres e cardeais e doa dinheiro para igrejas de Brasília. Em sua casa, há uma coleção de santinhos e de livros religiosos. Em nome da fé, viajou para Aparecida do Norte, Jerusalém, Vaticano. Weslian também ora em um templo de sua fazenda em Luziânia (GO). “Ela não tem uma capela, mas quase uma Igreja”, descreve a filha Jaqueline.

A fazenda, aliás, também é de grandes dimensões. São produzidos lá 15 mil litros de leite por dia. Recentemente, Weslian decidiu construir uma fábrica de pão de queijo no terreno. “Ela testa a receita e oferece aos amigos, enquanto a empresa não é oficializada”, explica Liliane. A caçula da família diz que a mãe também é apaixonada por doce de caju. Além das filhas, a candidata criou uma menina com paralisia infantil, chamada Cleonice.

O cuidado com a aparência foi notado nos debates. “Ela está sempre com um brinco e com um cabelinho arrumado”, diz Jaqueline. A filha não esconde as cirurgias plásticas da mãe: “Claro que ela já colocou botox, mas não gosta mais. Acha que fica com o rosto paralisado”. Para manter a forma, a candidata pratica pilates todos os dias.

Weslian e Roriz conheceram-se há 50 anos, em uma festa à fantasia, e casaram-se um ano depois. Desde então, este é o lema da candidata: “Se não gostar do meu marido, não precisa gostar de mim”.

A união fez bem para a família de Weslian. Declarou o pai dela, Jorge Fidélis Pelles, quando Roriz foi governador do DF pela primeira vez, em 1988: “Até que enfim achei um capataz que cuidasse das minhas terras”. Pelles era dono de grande parte do terreno do Plano Piloto, antes da capital ser construída.  Caberá ao eleitor decidir se a beata Weslian do Perpétuo Socorro Pelles Roriz assumirá o comando do DF. 

Veja.com

Para Eládio Carneiro, advogado da Coligação Esperança Renovada, resultado traz tranquilidade ao eleitor rorizista e chance maior de vitória de Weslian Roriz no 1º turno.

Brasília - O advogado Eládio Carneiro, da coligação da candidata Weslian Roriz (PSC) ao governo do Distrito Federal, comemorou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral que concedeu o registro à candidata.



"Agora a candidatura dela está sacramentada", disse. "O eleitor poderá com tranquilidade ir às urnas, escolher de fato seu candidato".



Segundo o advogado, a decisão aumenta a confiança na vitória. "Estamos confiantes que, com isso, vamos vencer a eleição no primeiro turno".



A liberação de Weslian foi decidida por um placar apertado, de 4 votos a 3, tendo o presidente do tribunal, desembargador João Mariosi, votado para desempatar.



Após a decisão do TRE, o procurador regional eleitoral Renato Brill de Góes anunciou que o Ministério Público Eleitoral não vai recorrer contra o resultado, para evitar que haja insegurança jurídica no processo eleitoral.



"Essa eleição foi toda sub judice, mas o eleitor merece efetivamente amanhã saber quem são os candidatos e o resultado. Se continuasse sub judice, não haveria essa transparência nos resultados. Por isso, o Ministério Público acata essa decisão e não vai recorrer", afirmou.



O Dia Online

Virada Rorizista: Weslian Roriz (PSC) tem registro liberado pelo TRE-DF e vira o jogo para cima de candidato do PT, Agnelo Queiroz.

O TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal) liberou, por 4 votos a 3, a candidatura da mulher de Joaquim Roriz, Weslian (PSC), ao governo do Distrito Federal.

A maioria dos juízes que participaram do julgamento entenderam que a substituição dos nomes ocorreu dentro do prazo e descartaram que a candidatura de Weslian surgiu para burlar a lei, já que seu marido poderia ser barrado por se enquadrar na Lei da Ficha Limpa.

O relator do caso, Luciano Vasconcellos, havia entendido que a troca dos nomes deveria ter ocorrido dez dias após a primeira decisão que barrou a candidatura de Joaquim Roriz, ainda em agosto. Com ele votaram os desembargadores Josaphá dos Santos e Mario Machado.


Os demais, porém, entenderam que esse prazo de dez dias começou a contar no momento em que o ex-candidato renunciou à pretensão.

Votaram assim Hilton Queiroz, Souza e Ávila, Evandro Pertence e o presidente do tribunal, Joaquo Mariosi.

Eles também afirmaram que a acusação de que a candidatura de Weslian é uma "laranja" do marido é um "exercício de futurologia". "Não vejo como um fato futuro e incerto pode afetar a candidatura", afirmou Ávila.

SEM RECURSO

Ao final do julgamento, o procurador Renato Brill disse que não irá recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ele afirmou que o eleitor do Distrito Federal merece votar com segurança, mas criticou a decisão do TRE-DF.

Folha Online

TRE-DF decide: Weslian Roriz (PSC) é ficha limpa e candidata ao Governo do Distrito Federal.

Por 4 votos a 3, os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) liberaram neste sábado (2) o registro de Weslian Roriz (PSC), candidata ao governo do Distrito Federal. Ela substituiu na disputa pelo cargo o marido Joaquim Roriz, que renunciou à candidatura. Antes do final do julgamento, o Procurador Regional Eleitoral do DF, afirmou que não vai recorrer da decisão para não tumultuar ainda mais o processo eleitoral.

Depois do empate em 3 votos a 3, o presidente do TER-DF, desembargador João Mariosi, desempatou o julgamento e decidiu pela liberação da candidatura da mulher de Roriz. Ele entendeu que, se houver problemas caso Weslian Roriz seja eleita, há providências que possam ser tomadas depois.


O relator do caso, desembargador Luciano Vasconcelos, votou contra o registro de candidatura de Weslian Roriz. Ele acompanhou os argumentos do procurador regional eleitoral, Renato Brill, e entendeu que a substituição de Roriz deveria ter sido feita até dez dias depois do fato que gerou a renúncia, que segundo ele, seria a decisão do TRE-DF que negou o registro de Roriz, no dia 10 de agosto.

“Indeferido o registro sobram dois caminhos à coligação: ou recorre por conta e risco ou substitui. Se não substitui, o tempo corre”, afirmou o relator.

Durante o julgamento, o procurador também afirmou que o motivo de substituir Roriz por sua mulher seria mantê-lo no processo eleitoral.

“Esse tribunal tem que dar uma interpretação conforme o texto constitucional visando a finalidade do texto constitucional sobre as eleições qual sejam a moralidade e legitimidade do processo eleitoral. Devem ser analisados os motivos determinantes da renúncia. Motivação de continuar no processo eleitoral através da mulher dele. Pergunto: isso é legitimo? Essa renuncia atende a finalidade constitucional do princípio da moralidade?”, declarou Renato Brill.

A defesa da candidata rebateu os argumentos do relator e do Ministério Público. “O prazo de dez dias tem que ser contado do fato que deu origem à substituição, ou seja, a renuncia. O erro de compreensão é manifesto primeiro porque o então candidato renunciou à pretensão de obter o registro e isso fez com que o processo fosse extinto [pelo STF] sem o julgamento de mérito”, disse o advogado Alberto Pavie.

“A candidata é uma filiada ao PSC que fez seu ingresso na vida partidária um ano antes do pleito eleitoral. Não podemos penalizá-la por ser esposa de um líder político da capital da República. Ela foi escolhida por todos os partidos que compõem a coligação”, afirmou o advogado da coligação de Weslian.

Portal G1

Rorizistas vão às ruas e comemorem: Weslian Roriz é candidata ao Governo do Distrito Federal.

Numa decisão apertada, o Tribunal Regional Eleitoral decidiu na manhã deste sábado (2) validar a candidatura de Weslian Roriz (PSC) ao GDF. Os desembargadores empataram em 3 a 3 a votação sobre conceder ou não o registro da candidatura da mulher do ex-governador do DF Joaquim Roriz (PSC). O desempate coube ao presidente do TRE, João Mariosi.

O primeiro voto do dia foi do relator do caso, Luciano Vasconcellos, contrário ao registro, com o argumento de que o prazo para troca de candidatos há havia se esgotado no dia 20 de agosto. Acompanharam o relator os magistrados Josaphá Francisco e Mário Machado.

Já Hilton Queiroz, Souza e Ávila e Evandro Pertence votaram a favor do registro da substituta de Joaquim Roriz na coligação Esperança Renovada. O desempate coube ao presidente do tribunal, João Mariosi.
 

Tudo azul na Rodoviária

Uma viagem de metrô e uma caminhada na Rodoviária do Plano Piloto marcaram o penúltimo dia de campanha da candidata a governadora Weslian Roriz (PSC 20). Ao lado do marido Joaquim Roriz e do vice Jofran Frejat, Dona Weslian embarcou da Estação do Metrô de Samambaia e desceu na Rodoviária, aonde foi recebida pela militância rorizista e por centenas rodoviários e passageiros, que aplaudiram e manifestaram voto à candidata da Coligação Esperança Renovada.

Na Rodoviária, Dona Weslian reforçou que vai priorizar o transporte público do Distrito Federal, levando o metrô para cidades ainda não atendidas, integrando ao sistema ônibus, microônibus e vans legalizadas, construindo abrigo de passageiros mais confortáveis e reformando as estações rodoviárias, como a do Plano Piloto. “Sou candidata para dar continuidade às obras do meu marido e para trazer mais benefícios à população do Distrito Federal”, afirmou Dona Weslian. “Confiem em mim que garanto um governo justo com os mais necessitados”.

A presença do Casal 20 agitou ainda mais a já movimentada Rodoviária do Plano Piloto ao final da tarde desta sexta-feira (1º). Passageiros que embarcavam ou desembarcavam na estação se juntaram à militância para cumprimentar, abraçar e tirar fotos com Dona Weslian e Roriz.  “Eu devo minha vida a este casal”, contou, emocionada, a servente Irina Gabriel dos Santos, 48.anos. “Se não fosse pelo Roriz eu não teria minha casa. Sou muito grata a eles”, declarou, após conseguir uma foto ao lado do casal.

Durante a caminhada pela Rodoviária, o casal era ovacionado pela multidão, que em coro gritava: “Weslian e Roriz pra Brasília ser feliz”. Engrossando o coro estava a servente Conceição Costa, 43 anos, moradora da Estrutural, que explicou porque vai votar em Dona Weslian. “Na época que Cristovam era governador e derrubou nosso barraco na Estrutural, foi Roriz que segurou a onda. Hoje, posso garantir que a Estrutural está com Dona Weslian”, assegurou.

Roriz fez questão de parar no tradicional foto “lambe-lambe” da Rodoviária, aonde discursou, pedindo voto para Dona Weslian. “Votem na minha mulher. Ela é justa, humilde e fará muito por nosso cidade. Não vamos deixar Brasília cair em mãos erradas”, completou Roriz, sempre ao lado da candidata, que também estava acompanhada pela primeira dama do DF, Karina Rosso.

Jofran Frejat, que foi secretário de Saúde no Governo Roriz e que vai comandar a pasta no Governo de Dona Weslian, aproveitou para destacar as propostas que têm para o setor. “Nós vamos criar a Bolsa Remédio, vamos construir hospitais em todas as cidades do DF e vamos melhorar o atendimento em toda a rede pública”, anunciou. “Junto com Dona Weslian, vamos fazer Brasília voltar a ser referência em saúde”.

A empolgação da militância e a calorosa receptividade na Rodoviária, aumentou a confiança de Dona Weslian na vitória nas urnas. Ao se despedir, agradeceu reafirmando: “junto com vocês, vamos fazer o melhor governo de Brasília de todos os tempos”.


Carreata agita cidades que Roriz construiu

Na reta final da campanha, a “Caravana do Casal 20” azulou nesta sexta-feira (1) o Riacho Fundo I, o Riacho Fundo II e o Recanto das Emas com uma gigantesca carreata comandada pela candidata a governadora Weslian Roriz (PSC 20) e pelo ex-governador Joaquim Roriz. Os moradores saíram às ruas para saudar a caravana, exibindo faixas e bandeiras azuis, numa demonstração de que, também nessas três cidades criadas por Roriz, a grande maioria da população quer Dona Weslian no Governo do Distrito Federal.

A carreata levou duas horas entre o Riacho Fundo I e o Recanto das Emas. No trajeto, centenas de veículos se juntaram à caravana, formando uma enorme fileira na rodovia, tingida pelo azul das bandeiras da militância rorizista. Além das bandeiras, o barulho dos fogos de artifício, buzinaço e o som das vuvuzelas despertavam ainda mais a atenção dos moradores das cidades por onde a caravana passou.

Para demonstrar apoio ao Casal 20, muitos moradores, em seus próprios veículos, engrossaram a caravana. Foi o caso da moradora Soraia Fernandes Dias, de 40 anos, que em seu próprio carro participou da carreata. “Estou aqui para dar apoio à Dona Weslian porque sei que ela vai dar continuidade às obras e ao trabalho de Roriz”, declarou. “Nos 14 anos como primeira dama, Dona Weslian desenvolveu um trabalho de muito valor na área social. Ela trabalhou discretamente, sem fazer alarde das obras que fazia porque não queria aparecer, mas apenas ajudar a quem precisava”.

Eram mais de 17 horas quando a caravana entrou na avenida principal do Recanto das Emas, aonde concluiu seu percurso. Depois de cumprimentar diversos moradores, Dona Weslian e Roriz foram para a Estação do Metrô de Furna, em Samambaia, embarcando num trem rumo à estação da Rodoviária do Plano Piloto, aonde cumpririam a última agenda do dia.

A presença do casal provocou surpresa aos passageiros que embarcavam a cada estação.  “Foi uma boa surpresa”, afirmou Allen de Aguiar Barbosa, 24 anos, morador do Guará, que pegou o metrô na estação de Águas Claras. Ele também surpreendeu a candidata ao dizer que conhecia bem os trabalhos sociais que Dona Weslian realizou quando era a primeira dama do DF, como o projeto “Cão-Guia de Cego”. “É um projeto de primeiro mundo”, elogiou. “Ela é a solução para o DF”, afirmou, depois de tirar fotos ao lado da candidata.

Na estação de Taguatinga Sul, o passageiro Francisco de Souza Faria, 32 anos, morador da Colônia Agrícola Bernardo Sayão, no Guará, também se surpreendeu com a presença do casal. Refeito da surpresa, declarou em quem vai votar. “Eu sou eleitor de Joaquim Roriz, mas agora, com essa substituição, meu voto é para dona Weslian”, revelou. “Eles são do mesmo time. Roriz foi um bom governador e Dona Weslian tem história, tem um trabalho social intenso. E ela ainda terá Roriz para apoiá-la. Eu torço por essa família. Vale à pena”, exclamou Francisco.

Antes de chegar à Rodoviária do Plano Piloto, Dona Weslian considerou bastante positiva a carreata e o contato com os eleitores na viagem de metrô. Ela explicou que, aos visitar cidades que Roriz construiu e viajar no metrô que ele também construiu, estava sinalizando à população que vai dar continuidade ao trabalho do ex-governador.

Na Rodoviária, Dona Weslian e Roriz tiveram uma recepção calorosa, que marcou o penúltimo de campanha do casal 20.