terça-feira, 28 de setembro de 2010

Faltam cinco dias para as eleições: eleitores não podem ser presos a partir desta terça

Faltam apenas cinco dias para as Eleições Gerais 2010, marcadas para o próximo domingo, dia 3 de outubro. A partir de hoje (28), até 48 horas depois do encerramento da votação, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto. A determinação está no Código Eleitoral, art. 236, caput.

Já a proibição de prisão de candidatos, fiscal de partido e membros de mesa está em vigor desde o último dia 18.  Essas pessoas podem ser detidas ou presas, no entanto, em caso de flagrante delito.
Dois documentos
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lembra que a Lei 12.034/2009 determinou a obrigatoriedade da apresentação do título e de um documento oficial com foto para votar nas próximas eleições. Como documento oficial serão aceitos a carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidade funcional), carteira de trabalho ou de habilitação com foto e certificado de reservista ou ainda o passaporte. Já as certidões de nascimento ou casamento não serão admitidas como prova de identidade.
 

Fonte: TSE

A candidata do povo: Weslian Roriz (PSC) investe no corpo a corpo com eleitores em todas as cidades do DF e leva multidões às ruas.

A candidata ao Governo do Distrito Federal (GDF) Weslian Roriz (PSC) continua a investir na campanha corpo a corpo nesta terça-feira (28/9). De acordo com a assessoria de imprensa, por volta das 9h, Weslian começa uma caminhada no Paranoá, na Praça Central. Em seguida, por volta das 20h, ela segue para o Itapoã. A concentração é na entrada próxima ao Posto Policial.

Depois, a candidata ao Palácio do Buriti vai almoçar com representantes da comunidade evangélica. À tarde, por volta das 14h, ela inicia o corpo a corpo novamente, desta vez, em Brazlândia e Riacho Fundo II Expansão.

A assessoria de imprensa da candidata ainda não confirmou se Weslian Roriz vai comparecer ao debate que será promovido esta noite pela Rede Globo.

Correio Web

Weslian Roriz (PSC) é "febre azul" nas cidades do DF: Ontem, multidões acompanharam eventos de campanha da candidata e, no dia hoje, mais eventos nas satélites irão provar liderança de Weslian Roriz (PSC) no DF.

Sempre em companhia do marido, o ex-governador Joaquim Roriz, a candidata ao governo do Distrito Federal, Weslian Roriz (PSC), visitou ontem cinco regiões administrativas e empolgou os eleitores. A agenda teve início às 9h, em Planaltina, quando a candidata se encontrou com evangélicos no Jardim Roriz.
 
Criado em 1989 por Joaquim Roriz, o Jardim Roriz fez parte do programa de assentamento para famílias de baixa renda que moravam em diversas invasões espalhadas pelo DF. O bairro recebeu apoio e ajuda dos projetos sociais desenvolvidos pela primeira dama, Weslian Roriz, para a instalação dos novos moradores. “Tenho coragem, fé, força e muita determinação para fazer muito mais pela população de todo DF”, assegurou a candidata.
 
Na oportunidade, Joaquim Roriz pediu aos moradores o apoio para a esposa, que o substitui como candidata ao GDF. “Quero que levem minha palavra: votem na minha esposa para governar o Distrito Federal. Garanto que terão uma excelente surpresa com a gestão de minha mulher”, declarou Roriz. Em seguida, o casal se reuniu com moradores de Sobradinho, no Estádio Agostinho Lima, e depois fez caminhada na Feira Permanente de Sobradinho II. Weslian frisou que, quando primeira dama do DF, ajudou muitas famílias carentes em Sobradinho II, levando enxovais aos bebês e ajuda humanitária aos pais. “Como governadora, vou fazer muito mais por todos vocês, que estão no meu coração. Trabalharei não apenas pelos mais carentes, mas para toda a população do Distrito Federal”, destacou.
 
Weslian falou também sobre sua experiência política e administrativa. “Estou, sim, preparada para assumir o governo. Meu marido, pela experiência que tem, será meu maior conselheiro na administração do DF. Ele estará sim comigo, e vai me dar apoio com sua experiência adquirida nos quatro mandatos como governador. Ele conhece o Distrito Federal como ninguém e me ajudará a fazer um governo do bem, para todos, sem distinção”, frisou a candidata, completando: “Conto com vocês, da mesma forma que conto com a experiência do meu marido e daquele que será meu braço direito, o vice Jofran Frejat”, afirmou a candidata.
 
Weslian lembrou que, antes de ser eleito, o presidente Lula não havia ocupado nenhum cargo administrativo. A candidata citou que participa da vida política de Roriz desde que ele foi eleito vereador em Luziânia e começou a conhecer a máquina administrativa nos 14 anos, quando primeira-dama do Distrito Federal, comandando muito projetos sociais. “Quero ir às cidades mais pobres e levar programas que dêem uma vida melhor para a população”, assegurou Weslian. O ex-governador Joaquim Roriz esclareceu os eleitores sobre a urna eletrônica. “Vocês verão a minha foto quando digitarem o número 20, que é o mesmo número dela”, frisou.
 
À tarde, os compromissos de campanha também foram muitos. Às 15 horas, a coligação Esperança Renovada participou de uma grande carreata na Região Administrativa de São Sebastião, com a participação de milhares de pessoas. Joaquim Roriz reapresentou a esposa aos populares. Na ocasião, Weslian reafirmou suas metas de governo e falou sobre a necessidade de criação de mais creches no DF. “Vamos resolver o problema da saúde”, comprometeu-se a candidata. Weslian Roriz falou ainda da companhia e do apoio do marido. “Não estou sozinha, o Roriz está comigo”, ressaltou. De lá, o casal seguiu para Santa Maria, onde realizaram uma caminhada pela região e um comício na Avenida Alagoas.
 

Registro é legal 
 

De acordo com os advogados da coligação Esperança Renovada, o registro de Weslian Roriz, solicitado no sábado passado, está de acordo com a legislação. Segundo Eri Varela, o TRE-DF definiu que “até o próximo dia 2 de outubro, faltando 24 horas para as eleições, ainda será possível registrar candidatura, restando ao tribunal examinar a validação do registro”, garante o advogado. “A troca de Roriz por dona Weslian, portanto, foi feita dentro da lei. Estamos reagindo ao retardamento de uma solução do STF com relação a Joaquim Roriz. Queremos eleição com o povo, e não mais debater nos tribunais, uma vez que a maior Corte do país, o Supremo Tribunal Federal, não conseguiu chegar a uma definição jurídica que o Brasil tanto ansiava”, completou Varela.

 
Jornal Tribuna do Brasil


Livre da prisão há apenas cinco meses e podendo voltar para lá a qualquer momento, Arruda é ridicularizado até por governador na cidade.


Do governador do DF, Roigério Rosso, respondendo a uma indagação sobre a entrevista do ex-governador cassado José Roberto Arruda, no Twitter: "Arruda se posicionou: vota no Agnelo. O resto é psiquiátrico.


* Cômico demais! Pelo menos ele já dá entender para a polícia que não deve ir para qualquer ala da Papuda e sim a ala destinada a doentes psiquiátricos.
BLOG ESTAÇÃO DA NOTÍCIA

Roriz discursa em nome de Weslian, que assumiu a chapa "por amor"

No terceiro dia de campanha de Weslian Roriz (PSC), que visitou seis regiões administrativas em carreata ontem, Joaquim Roriz tomou frente dos discursos, enquanto a mulher – que concorre ao GDF – atuou apenas como coadjuvante. Por mais que a anunciasse como a nova candidata da coligação Esperança Renovada, o ex-governador ofuscou a presença da mulher nos eventos de campanha. 

Eleitores e militantes repetiam o que se via no palanque e bradavam o nome do ex-governador, com empolgação. Escoltados por Roriz, Weslian e outros candidatos da coligação fizeram um intenso corpo a corpo por Planaltina, Sobradinho I e II, durante a manhã de ontem. Os dois – que se apresentam agora como Casal 20, aproveitando o nome da famosa série de TV dos anos 80 (com Stefanie Powers e Robert Wagner) e o fato de o número do PSC ser o 20 – discursaram e fizeram promessas. Ele pediu votos para Weslian; ela usou o costumeiro discurso do marido, para se reafirmar como nova postulante, mulher e cristã. 

Em todas as paradas, a cena se repetiu: Roriz abria o discurso, passava o microfone para Weslian e retomava a palavra para encerrar o discurso. “Estou com o coração sangrando por não terem me deixado disputar essa eleição. Mas do outro, estou feliz porque no meu lugar está a mulher com quem estou casado há 50 anos”, repetiu o ex-governador várias vezes.

Em diversos momentos, a ex-primeira-dama do DF exaltou as ações sociais realizadas por ela nas gestões do marido. "Me lembro quando passei por esta igreja entregando enxovais e cobertores", disse em Sobradinho II. 

Assim como o marido, Weslian deu um tom religioso ao se pronunciar. "Sou cristã e católica. Amo também os evangélicos porque são pessoas que ajudam com carinho os outros". Prometeu, se eleita, construir creches e "arrumar a bagunça da Saúde no DF, ao lado do vice Jofran Frejat".

Carreata e comício mostram força de D. Weslian

Uma gigantesca carreata com mais de 600 veículos e um comício que reuniu 3 mil pessoas, marcaram o primeiro dia da arrancada rumo ao Palácio do Buriti da campanha da candidata a governadora Weslian Roriz (PSC 20), nesta segunda-feira (27). A carreata, tendo à frente Dona Weslian e o ex-governador Joaquim Roriz, começou em Santa Maria Norte, atravessou Santa Maria Sul e terminou em comício no Gama.

Durante o percurso de mais de duas horas entre as duas cidades, a “Caravana do Casal 20” recebeu a adesão espontânea de veículos que trafegavam pelas ruas, arrancou aplausos de passageiros que estavam dentro de ônibus, conquistou centenas de moradores e foi aclamada por uma massa azul que aguardava Dona Weslian e Roriz no Gama. “Obrigada, meu povo. Vamos juntos ganhar esta eleição para o bem de todos os moradores do Distrito Federal”, agradeceu Dona Weslian ao lado de Roriz, do vice Jofran Frejat, dos candidatos ao Senado Maria Abadia (PSDB) e Alberto Fraga (DEM) e da atual primeira-dama do DF, Karina Rosso, que representou o governador Rogério Rosso.

Os grandes destaques da carreata e do comício, na avaliação dos dirigentes da Coligação Esperança Renovada, foram a receptividade à candidatura de Dona Weslian, a adesão espontânea de motoristas e moradores, a presença maciça da militância e de eleitores e as diversas manifestações de apoio, expressadas por meio de buzinaços, aplausos e palavras de incentivo. Satisfeito, Roriz alfinetou os adversários, dizendo que até as eleições a candidatura de Dona Weslian vai crescer muito mais. “Aguardem as próximas pesquisas”, provocou Roriz, confiante na aprovação do nome da candidata que escolheu para substituí-lo na disputa.


 

DESABAFO E ALEGRIA
Em cima de uma camionete, batizada da “Rorizmóvel”, o ex-governador desabafou. “Estou com o coração partido porque não me deixaram ser candidato”, declarou, referindo-se a estratégia usada pelos adversários para impedi-lo de concorrer. “Mas hoje estamos aqui, felizes porque superei as dificuldades e procurei uma pessoa para me substituir, minha esposa, Dona Weslian. Sei do seu caráter, da sua honestidade e da sua competência para ajudar os mais humildes. Conhecendo como conheço há vários anos a política de Brasília, sei que fiz a escolha certa. Não conheço o sabor da derrota e hoje já sinto o sabor do mel da vitória”, discursou Roriz, arrancando aplausos da animada multidão.

Dona Weslian, num pronunciamento emocionado, declarou que Roriz “não tinha um Plano B” para substituí-lo caso não pudesse concorrer. A decisão foi tomada diante da indefinição do Supremo Tribunal Federal (STF), que não se decidiu sobre a legitimidade da candidatura de Roriz.  “O que fizeram com meu marido foi uma injustiça”, protestou. “Por amor a meu  marido e a Brasília, concordei ser candidata. Agora, peço o seu voto. Vamos ganhar e, com o apoio do meu marido, vamos fazer o melhor governo de todos os tempos”.

O discurso do casal emocionou a costureira Maria das Neves Rodrigues, 70 anos, moradora do Gama. Cearense devota de Padre Cícero, ela declarou que já havia feito promessa ao santo para que Roriz fosse eleito. “Mas não tem problema, pois agora a minha promessa vale para Dona Weslian. Tenho fé que ela vai ganhar e aí eu vou pra Juazeiro do Norte pagar minha promessa”, prometeu.

Ao final de um dia cheio de atividades, quando visitou seis cidades (Planaltina, Sobradinho I, Sobradinho II, São Sebastião, Santa Maria e Gama), Dona Weslian ainda encontrou disposição para ensinar seus eleitores a votar corretamente. “No dia 3 de outubro vocês tem que apertar duas teclas da urna eletrônica: primeiro o número 2 e depois, o número zero. Aí vai aparecer a foto do meu marido, mas podem confirmar na tecla verde, pois vocês estarão votando em mim”, esclareceu. Na despedida, o Casal 20 ainda atendeu ao coro da  multidão, que pedia “beija, beija, beija”.


http://www.joaquimroriz.com.br/noticias/ultimas/643-carreata-e-comicio-mostram-forca-de-d-weslian