quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Histórico D. Weslian Roriz

Uma mulher que fez da ação social a sua bandeira política



Weslian Roriz. Esta é a nova candidata da Coligação Esperança Renovada ao Governo do Distrito Federal. Dona Weslian,  como é conhecida, assume a vaga aberta pelo marido, o ex-governador Joaquim Roriz, que decidiu sair da disputa depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) não conseguiu decidir sobre a inconstitucionalidade da Lei da Ficha Limpa. Diante a indefinição do Supremo, Roriz, após consultar os partidos aliados, decidiu lançar a candidatura de Dona Weslian, mantendo na chapa como vice-governador o médico Jofran Frejat. Na urna eletrônica, a foto continua sendo a do ex-governador, mas o voto será dado para Dona Weslian, que também herdou o número 20. Conheça um pouco da biografia de Dona Weslian Roriz, a candidata de Joaquim Roriz ao Governo do DF.
Weslian do Perpétuo Socorro Peles Roriz, 67 anos, segundo grau completo, é casada há 50 anos com o ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, com quem tem três filhas. Conhecida como Dona Weslian, é católica fervorosa, mãe dedicada à família e cidadã dedicada às causas sociais. Em 14 anos na qualidade de primeira-dama do DF, teve importante papel social na erradicação das favelas que existiam em Brasília na década de 80, levando ajuda humanitária às famílias de baixa renda removidas das invasões e assentadas nas nove cidades criadas por Roriz. Dona Weslian foi também a maior defensora e incentivadora dos programas de promoção social de Roriz, como o “Pão e Leite”, voltado para melhorar a alimentação de alunos da rede pública.

Para dar continuidade ao trabalho social, Dona Weslian fundou em 20 de dezembro de 1999  o Instituto de Integração Social e de Promoção da Cidadania (Integra), associação civil sem fins lucrativos. No Integra, Dona Weslian implantou diversos projetos, entre eles o “Natal de Mãos Dadas”, o “Banco de Doações”, o “Dentista Amigo, Sorriso Feliz”, a “Sopa da Divina Providência”, o “Minha Sopa” e o “Saúde Integrada e Cidadania Rural”. Criou ainda a Fundação da Casa das Nove Luas, para atender adolescentes grávidas, além de programa de assistência à mulher presidiária e á crianças com câncer.

O trabalho do Integra ganhou repercussão nacional quando Dona Weslian implantou em Brasília um programa inédito no Brasil: o “Cão Guia de Cegos”. Dona Weslian importou o programa do Canadá, trazendo cães das raças Labrador e Golden Retriever. Os cães foram adestrados por soldados do Corpo de Bombeiros do DF, treinados no Canadá. O programa ficou conhecido nacionalmente graças à novela “América”, exibida em 2005 pela Rede Globo, na qual o ator Marcos Frota interpretava o deficiente visual “Jatobá”, que tinha um labrador guia de cego. O animal pertencia ao grupo de cães treinados pelo Corpo de Bombeiros do DF. O programa já atende a cerca de 6 mil deficientes visuais de baixa renda do DF. Atualmente, Dona Weslian está licenciada da presidência do Integra.

Dona Weslian é filiada ao Partido Social Cristão (PSC), a mesma sigla de Roriz. Embora jamais tenha concorrido a cargo eletivo, Dona Weslian foi a principal incentivadora da carreira política de Roriz. Em todas as campanhas eleitorais do marido, sempre o acompanhou em comícios, subiu em palanques, participou de caminhadas e carreatas, circulando por todas as cidades do DF em busca de votos para o marido. Apoiou também a carreira das filhas Jaqueline, deputada distrital e hoje candidata à Câmara Federal, e Liliane, que concorre à Câmara Legislativa. Dona Weslian tem mais uma filha (Wesliane) e quatro netos (Bárbara Maria, Juliano, Rodrigo e Joaquim Neto).

Dona Weslian é uma dos cinco filhos do casal Divina Maria de Oliveira Pelles e Jorge Fidélis Pelles. Ela nasceu em Goiânia e em 1959 foi morar com a família em Luziânia, onde os pais adquiriram terras para criar gado. As terras da família englobavam áreas que hoje correspondem do Núcleo Bandeirante à Asa Norte. O pai de Dona Weslian foi responsável pelo plantio de grama e flores dos jardins do Palácio da Alvorada, tendo sido incentivador da criação do atual Parque das Águas Emendadas.

Dona Weslian e Roriz se conheceram em Luziânia em 1959. Ela tinha 17 anos e ele, 23. O primeiro encontro do casal ocorreu em uma festa de casamento de uma das primas de Roriz. Eles se reencontraram num baile temático, ao qual Dona Weslian trajava roupas típicas do Japão. O namoro começou no baile e para o casamento foi um pulo. Eles se casaram em 29 de julho de 1960. A união dura até hoje.

Agora, com o apoio do marido, Weslian Roriz é candidata a governadora do Distrito Federal.

PHS e PTB aderem à campanha rorizista: Parte dos militantes e ex-candidatos do PHS e do PTB aderiram ontem à campanha de Weslian Roriz (PSC) ao GDF.

Uma fonte da coordenação de campanha de Weslian Roriz (PSC) nos confirmou que ontem Joaquim Roriz recebeu em casa um grupo de 37 ex-candidatos do PHS e militantes do partido na sua residência no Park Way. O PHS compõe a coligação de Agnelo Queiroz. O grupo levou a Roriz o apoio de parte do partido à campanha de Weslian Roriz (PSC) ao GDF, declarando estarem insatisfeitos com os rumos da campanha de Agnelo. O mesmo alegam os ex-candidatos, dirigentes partidários e militantes do PTB, que estão  abandonando a campanha petista e declarando apoio a Weslian. Dizem que Agnelo e o PT não cumpriram os compromissos selados durante a campanha.

José Serra condena aborto e MST, elogia governos de FHC e Itamar Franco e defende liberdade de imprensa no país.

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, adotou um novo tom de discurso. Elogiou os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Itamar Franco - que antes não eram mencionados. Posicionou-se de forma direta em relação a temas polêmicos, como ser contrário ao aborto e ao Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). E defendeu a liberdade de imprensa.

“Eu nunca disse que o MST me agrada, porque não me agrada”, afirmou Serra. “Eu nunca disse que era a favor do aborto porque sou contra”. “A gente pode gostar ou não do noticiário. Mas não há democracia alguma no mundo sem imprensa livre. Só tem democracia onde tem imprensa livre. Isso não significa não reclamar. Outra coisa é reprimir e fazer pressão”, disse.
 

Primeiro dia de campanha de Weslian Roriz (PSC) no segundo turno, revelou o que pode ser a estratégia rorizista para esta fase da campanha, que é deixar o governador Roriz apenas nos bastidores, cuidando das articulações políticas.

A candidata Weslian Roriz, participou ontem do evento “Serra é + Brasil” em apoio à candidatura de José Serra (PSDB) à Presidência da República. Ela levou o apio à campanha de Serra no segundo turno.

A grande especulação em torno da presença de Weslian do evento ficou em torno da ausência do ex-governador Joaquim Roriz (PSC). Roriz não estava ao lado da esposa.

Mas parece que já há uma sinalização da campanha. Roriz também não esteve presente no corpo a corpo na manhã de ontem, na Vila Planalto. Weslian estava ao lado do vice, Jofran Frejat (PR).
 

Em carreata na Vila Planalto, Weslian Roriz (PSC) revela que estratégia de campanha no 2º turno deve focar no contato direto com o eleitor nas cidades.

A candidata do PSC ao governo do Distrito Federal (DF), Weslian Roriz, voltou a fazer campanha, hoje, à frente de uma carreata pelas ruas da Vila Planalto. Segundo Weslian, a estratégia de campanha para este segundo turno será focada em visitas a cidades-satélites do DF, "demonstrando amor e carinho".

"Isso que é importante para cidade, só espero a felicidade", afirmou aos jornalistas. Weslian obteve 31,50% dos votos. Weslian disse acreditar que a eleição, agora, é outra. "Muita gente não foi votar, mas agora eles viram que é bom votar, e votar em Weslian é muito melhor", disse.

"Os eleitores indecisos vão vir por conta própria, eles gostam de mim", falou a candidata. 

O Estado de São Paulo

Weslian Roriz (PSC) declara apoio a José Serra e diz que se empenhará na campanha do tucano no DF e no Entorno.

A candidata ao governo do Distrito Federal, Weslian Roriz (PSC) chamou atenção ao chegar à reunião dos aliados do candidato à Presidência José Serra (PSDB), no Centro de Convenções Brasil XXI, na tarde desta quarta-feira (6/10). O evento marca o início oficial da campanha de Serra no segundo turno e conta com a presença de boa parte dos políticos aliados em Brasília.

Weslian Roriz, que participa pela primeira vez de um evento nacional com os aliados, foi cercada por jornalistas na entrada e disse que daria todo seu apoio ao tucano. A candidata ao GDF afirmou ainda que o apoio se devia principalmente por acreditar que todos os votos de Serra em Brasília vão também para ela no dia 31 de outubro.

Questionada se Weslian pedirá que Serra participe de seus comícios em Brasília, ela disse que se o candidato quiser será muito bem vindo, mas se não puder não será um problema para ela.

Ela estava acompanhada de Maria de Lourdes Abadia, que concorreu a uma vaga ao Senado, e da filha Jaqueline Roriz, eleita deputada federal.

O evento deve contar com várias estrelas do partido. Já estão em Brasília os governadores eleitos Alckmin (São Paulo), Beto Richa (Paraná) e Siqueira Campos (Tocantins), além dos democratas Raimundo Colombo (Santa Catarina) e Rosalba Ciarlini (Rio Grande do Norte). Ainda é esperada a presença do governador eleito Antonio Anastasia (Minas Gerais).

A presença mais aguardada foi a do senador eleito Aécio Neves (PSDB-MG), muito aplaudido durante o evento. O Senador eleito Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e os candidatos a governador que disputam o segundo turno Teotonio Vilela Filho (Alagoas), Marconi Perillo (Goiás), Simão Jatene (Pará), Sílvio Mendes (Piauí) e José de Anchieta (Roraima) também devem estar entre os convidados. 

Correio Web

Diferente do que ocorreu no primeiro turno, nossa governadora Weslian Roriz (PSC) e o nosso candidato à presidência José Serra devem dividir o palanque no DF.

A candidata Weslian Roriz (PSC-DF) começou a tomar gosto pela política. Tanto que aplaudiu o presidenciável José Serra de pé no encontro dos tucanos para definir os rumos da campanha. E mais: garantiu que vai apoiar José Serra no segundo turno.

A convocação denominada Todos com Serra, Todos pelo Brasil vai reune os vitoriosos no primeiro turno, os com chance de vitória e aqueles que têm mandato. O objetivo é partir para o fortalecimento das lideranças regionais e a ampliação da campanha para todo o país.

Weslian Roriz foi acompanhada da sua filha, a ex-tucana Jaqueline Roriz, e da tucana e ex-governadora Maria de Lourdes Abadia. É bom lembrar que no âmbito nacional o partido de Weslian é aliado da petista Dilma Rousseff.

 
BLOG ESTAÇÃO DA NOTÍCIA

D. Weslian garante apoio a Serra

Apoio total ao candidato tucano à Presidência da República e muita disposição para vencer a batalha do segundo turno ao Governo do Distrito Federal. Foi assim que a candidata a governadora do DF, Weslian Roriz (PSC 20), participou do encontro nacional dos aliados do candidato a presidente José Serra (PSDB), realizado na tarde desta quarta-feira (6) no Centro de Convenções Brasil XXI.  O evento, que reuniu caciques nacionais tucanos, como o ex-governador de Minas, Aécio Neves, marcou o lançamento oficial da campanha de Serra no segundo turno.

A presença de Dona Weslian no encontro foi destacada por toda a imprensa brasileira, que até hoje comenta a expressiva votação que ela, com o apoio do marido, Joaquim Roriz, conseguiu em apenas oito dias de campanha. Questionada se Serra, no segundo turno, fará campanha em Brasília, Dona Weslian declarou que o tucano tem o total apoio de toda a Coligação Esperança Renovada. “Se ele puder vir, será bem vindo. Se não puder, não vou me preocupar porque os votos dele já são meus”, declarou.

Antes de Serra chegar ao evento, Dona Weslian disse que estava “animadíssima” para a campanha no segundo turno, que ela começou na manhã desta quarta-feira com uma carreata na Vila Planalto. A candidata minimizou também a polêmica que alguns veículos de comunicação estão criando sobre se ela participará ou não de todos os debates. Ela disse que a coordenação de campanha está avaliando e, no momento oportuno, informará aos veículos sobre os pedidos para debate. Deixou claro que, qualquer informação sobre se ela participará ou não dos debates, seria, no mínimo, precipitação.

O ex-governador Joaquim Roriz, em função de outros compromissos políticos, não pode comparecer ao evento. Foi representado pela filha Jaqueline Roriz, deputada federal eleita, e pela tucana Maria de Lourdes Abadia, que acompanharam Dona Weslian no encontro com José Serra.