sábado, 25 de setembro de 2010

Weslian Roriz registra candidatura

E declara: "Quem vai comandar sou eu, contando com a experiência de meu marido e confiando em Deus"
Na tarde deste sábado (25), às 6h45, Weslian Roriz  registrou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) a sua candidatura para concorrer ao governo do Distrito Federal. Ela estava acompanhada pelo marido, o ex-governador Joaquim Roriz (PSC), pelo seu vice, o médico Jofran Frejat (PR), e pela candidata ao Senado Federal, Maria de Lourdes Abadia (PSDB).

Após a entrega de documentos, dona Weslian declarou: “Quem vai mandar no governo sou eu, mas contarei com a experiência  meu marido. Confio que darei conta deste desafio pois estarei com Deus ao meu lado para resolver todos os problemas do Distrito Federal”, garantiu. E completou: “Estou preparada, tranqüila e muito segura de tudo aquilo que vou fazer”. Questionada sobre se teria medo de sua candidatura ser impugnada, ela foi rápida: “Não. Por quê? Não há nenhuma razão para isso”.

Mais de 100 militantes aguardavam a saída da candidata do TRE. O grupo aplaudiu quando ela saiu junto do marido e gritavam os nomes dos dois. Joaquim Roriz manifestou-se: “Eu tenho determinação, tenho vontade e não existe tristeza. Existe um coração partido. Uma angustia, e não tristeza, porque cercearam os meus direitos de cidadão comum. Portanto, sou perseguido nessa cidade, e perseguido porque fiz o bem. Dei endereço para milhares de pessoas e dignidade ao povo do Distrito Federal, que eu amo profundamente. Não estou triste porque quem vai ocupar meu lugar na disputa eleitoral é uma pessoa que conheço profundamente. Não seria possível ter 50 anos de vivencia pacifica, mansa e tranqüila, se não nos conhecessemos profundamente. Garanto que ela não vai decepcionar, vai fazer o bem. Ela não é candidata de uma aventura, ela é candidata porque tem fé em Deus e sabe que será vitoriosa em suas decisões”, garantiu Roriz.

Amanhã, a candidata fará corpo a corpo em uma feira na Quadra 312 de Samambaia Sul e, às 15h, gravará o programa eleitoral.

Jaqueline Roriz visita a residência do casal Sandra e Cardoso e participa de reunião política

Jaqueline Roriz (3320) esteve presente, na tarde do dia 25 de setembro, na residência do casal Cardoso e Sandra, no Lago Norte.

O encontro contou a com presença dos candidatos ao Senado Federal pela coligação Esperança Renovada, Maria de Lourdes Abadia e Alberto Fraga.

Jaqueline Roriz agradeceu o convite e comentou sobre o empate na votação do Supremo, “quem saiu perdendo foi o cidadão, naquele momento, a Consituiçao foi rasgada”. “A posição dos que votaram contra foi partidária sim”, afirmou. “Decidimos, então, lançar uma pessoa que tem trabalho prestado à sociedade, que entende sim do que é ser solidária e ter cidadania”, completou.

Aproveitou para pedir o apoio de todos para chegar á Câmara Federal, bem como aos demais candidatos da coligação, ressaltando a união de todos. Falou sobre a importância da participação do jovem nas decisões politicas do país, bem como suas propostas de luta pela juventude.

O candidato ao Senado, Alberto Fraga, falou sobre suas propostas e criticou o resultado das pesquisas, ultimamente divulgadas, bem como a votação do Supremo. “Houve um ato de covardia por parte dos que defendem a Constiuição”, criticou.

Ressaltou, ainda a lei de sua autoria, sobre a partenidade presumida para os pais que se recusarem a fazer o exame de DNA, no caso de suspeita de paternidade.

A candidata ao Senado, Maria de Lourdes Abadia pediu o apoio de todos para sua candidatura como Senadora e para toda a coligação Esperança Renovada. Relembrou os trabalhos realizados pela candidata ao governo do Distrito Federal, Dona Weslian Roriz, como a construção do hospital para deficientes visuais e o projeto cão guia.

Maria Augusta Coelho / Fotos: Keila Franco

Jaqueline Roriz participa de café da manhã com as sócias do Pato no Tucupi, Rita de Lima e Silvana de Oliveira

Jaqueline Roriz (3320) participou de um café da manhá no restaurante de comida típica paraense, Pato no Tucupi, no dia 25 de setembro, no Park Way.

O encontro foi organizado pelo casal Magno Soares e Angela de Oliveira que reuniram amigos para receber a Deputada.

Jaqueline Roriz falou sobre a substituição de Joaquim Roriz por sua mãe, Dona Weslian, na disputa ao governo do Distrito Federal. Ressaltou a trajetória de Dona Weslian com os trabalhos sociais prestados e ajuda às comunidades carentes. Falou ainda, sobre a tradição política da família Roriz. “Com essa decisão, vamos resgastar, além de tudo, o que há de mais importante, a família”, afirmou Jaqueline.

Relembrou a retiradas das favelas do Plano Piloto e o projeto de construção de mais cidades, bem como a ampliação do quadrilátero do Distrito Federal.

Amigos e convidados do casal anfitrião estiveram presentes no encontro.

Maria Augusta Coelho / Fotos: Keila Franco

Jaqueline Roriz (3320) participou na tarde do dia 21, de um encontro com os funcionários da Central de Licitações do GDF

A deputada Jaqueline Roriz (3320) participou na tarde do dia 21, de um encontro com os funcionários da Central de Licitações do Governo do Distrito Federal. Durante o encontro, os servidores prestaram apoio à candidatura da deputada e também solidariedade ao governador Joaquim Roriz (20).

Durante o encontro, os servidores pediram apoio da deputada para a permanência de seus cargos junto ao governo. “Convidamos a Jaqueline por gostar dela e confiar em seu trabalho. E sabemos que ela não deixará que acabem com nossa carreira”, comentou a servidora Rita de Cássia.
Em seu discurso a deputada Jaqueline Roriz agradeceu á todos pelo carinho prestado e garantiu aos servidores que podem contar com ela no que for preciso. “Faço o compromisso de defender vocês. Quero ser parceira da categoria. e também vou conversar com meu pai para dar prioridade para que nada aconteça à carreira de vocês”, garantiu.
 

Allan / Fotos: Keila Franco

Weslian Roriz participa de sua segunda atividade de campanha neste sábado

Weslian Roriz (PSC), substituta de Joaquim Roriz (PSC), na disputa ao cargo de governador do Distrito Federal, particupou neste sábado (25/10), de sua segunda atividade de campanha. Ontem à noite, após Roriz ter anunciado pela manhã que desistia de sua candidatura, Weslian participou de um comício em frente à residência do casal, no Park Way. Hoje, acompanhada pelo marido, percorreu a Feira Central de Ceilândia, cercada por militantes, cumprimentando donos de bancas e visitantes.

Weslian chegou ao local junto com Joaquim Roriz, perto das 10h40. Ambos foram ovacionados pela militância rorizista ao descerem de uma Hillux preta - ele veio no banco da frente, e ela, no de trás. Aos gritos de "casal 20" - referência ao número da sigla de Roriz, o PSC, o casal caminhou abraçado e foi bem recebido nas barracas.

Pouco antes de os dois chegarem, houve um momento de tensão entre militantes da coligação Esperança Renovada, de Roriz, e de um grupo de petistas que foi à Feira panfletar. Os partidários do candidato do PT ao governo, Agnelo Queiroz, provocaram a militância rorizista referindo-se a Weslian como "mulher-laranja" e tocaram músicas da campanha de Agnelo em um mini carro de som. Uma militante de Roriz chegou a ameaçar quebrar o equipamento. Os dois grupos trocaram xingamentos, mas os petistas se dispersaram pouco depois da chegada do casal Roriz e não panfletaram no interior da Feira Central.

Weslian, que deve registrar sua candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) hoje à tarde, disse que está assumindo a candidatura ao Buriti "de coração", porque o marido merece. "Ele sempre foi muito combatido", declarou. Os eleitores mostraram não fazer dissociação entre Weslian e Roriz, ao entoarem palavras de ordem como "Roriz, de novo, governador do povo" e "Weslian e Roriz para a gente ser feliz".

Para ser oficialmente candidata, Weslian Roriz terá de passar pelo crivo da Justiça Eleitoral. O TRE terá que autorizar a mudança de nome na chapa. Ela também corre o risco de enfrentar um pedido de impugnação. A assessoria jurídica do PT acredita que o prazo para troca de candidaturas já venceu.

Correio Web

* Diz a Resolução 23221/2010 do TSE: “Se ocorrer a substituição de candidatos a cargo majoritário após a (…) preparação das urnas, o substituto concorrerá com o nome, o número e, na urna eletrônica, com a fotografia do substituído, computando-se àquele os votos a este atribuídos”.


 A lei 9.504/97, que regula o processo eleitoral, permite a substituição do candidato até 24 horas antes das eleições, em casos de registro indeferido, falecimento ou renúncia.

Campanha de Dona Weslian começa na Ceilândia

Começou pela Ceilândia a arrancada da candidata ao Governo do Distrito Federal, Dona Weslian Roriz (PSC 20), que assumiu a disputa pela Coligação Esperança Renovada no lugar do marido, o ex-governador Joaquim Roriz. Ela visitou, na manhã deste sábado (25), a tradicional Feira Central da Ceilândia, aonde foi recebida com entusiasmo por feirantes e consumidores. “Chegou a Mamãe Roriz”, recepcionaram os feirantes, enquanto outros, ao vê-la junto com o ex-governador, saudavam: “Chegou o Casal 20”, carinhoso apelido que foi incorporado à campanha da coligação.

A presença do “Casal 20” agitou a feira, numa demonstração que a escolha de Dona Weslian foi bem recebida pelos eleitores. “Para mim não muda nada”, afirmou a feirante Luiza Fernandes da Silva. “Ela vai dar continuidade ao trabalho do Roriz”. A também feirante Heleusi Machado concordou: “Acredito que dona Weslian vai fazer um bom governo porque, nos quatro governos do Roriz, ela fez um grande trabalho social”.

Dona Weslian retribuiu a receptividade dos feirantes, garantindo que a prioridade de seu governo é a mesma anunciada pelo então candidato Joaquim Roriz: “ajudar os mais humildes, atender as pessoas que mais precisam de moradia, saúde, emprego, segurança e transporte. Meu compromisso é melhorar a vida dos mais carentes”, afirmou.

A nova candidata reconheceu que estava correndo contra o tempo, já que faltam poucos dias para a eleição, mas garantiu que está bastante disposta para visitar o maior número possível de eleitores até o dia3 de outubro. “Espero encontrar, em todos os lugares que ainda vou passar, a mesma receptividade que estou tendo aqui, na Ceilândia”, declarou, enquanto era abraçada e fotografada junto aos feirantes.

Sempre ao lado da esposa, Joaquim Roriz declarou que a caminhada na Ceilândia “é a primeira de uma série de visitas que vamos fazer às cidades”. Aos feirantes, voltou a explicar que saiu da disputa por causa da indefinição jurídica da sua candidatura, mas que, por outro lado, estava feliz por Dona Weslian ter assumido o desafio de concorrer ao Palácio do Buriti. “Eu estou com o coração partido”, admitiu. “De um lado, meu coração está sangrando, mas do outro, estou feliz porque eu tenho quem possa me substituir, com grandeza, com honradez e que é minha companheira há 50 anos. Ela sabe o que eu penso e eu sei o que ela pensa. Ela sabe o que eu faço e eu sei o que ela faz. Nós sempre estivemos juntos e vamos continuar juntos”, garantiu.

Roriz lembrou que, há 22 anos, assumiu pela primeira vez o cargo de governador do Distrito Federal. Desde então, vem participando ativamente da vida política e administrativa do DF, sempre em primeiro lugar na preferência da grande maioria do eleitorado brasiliense. “Agora desço para o segundo lugar e coloco minha mulher no primeiro lugar”, afirmou.

Ao deixar a feira, o “Casal 20” pediu aos feirantes e consumidores que espalhem a notícia: “A candidata do Roriz é a Dona Weslian”, repetiu o ex-governador. “Espalhem a notícia na sua rua, às suas famílias, aos seus amigos e vizinhos para que a gente vença no dia 3 de outubro”.



http://www.joaquimroriz.com.br/noticias/ultimas/620-campanha-de-dona-weslian-comeca-na-ceilandia

Deputada Jaqueline Roriz que é gastroplastizada a mais de 4 anos, apoiou a 3ª Caminhada Contra a Obesidade de 2010

Aconteceu hoje no Parque da Cidade a 3ª Caminhada Contra a Obesidade de 2010, promovida pela Gastrocirurgia de Brasília. A caminhada tem o intuito de sensibilizar a pessoas obesas a terem uma vida mais saudável.

A deputada Jaqueline Roriz que é gastroplastizada a mais de 4 anos, apoiou o evento, através de seu representante Alexandre Magno que também é operado a 1 ano e 5 meses.

Hoje, só em Brasília são mais de 8.000 gastroplastizados, entre a rede pública e particular de saúde. O objetivo político dos operados aqui do DF, é que se crie uma Lei específica que obrigue restaurantes a concederem desconto de 50% ou meia refeição para pessoas que realizaram cirurgia bariátrica ou outra Gastroplastia desde que os mesmos se identifiquem através da carteirinha de operado, pois na condição de operados, o estomago foi reduzido a 50ml da sua antiga capacidade de 1,5 litros, por isso a reivindicação.

Hoje no Brasil, somente o município de Vila Velha no Espírito Santo (ES), possui uma Lei que beneficia os operados do estomago.


Veja o que diz a Lei do município de Vila Velha no Espírito Santo (ES):

LEI Nº 4.621/2008

Dispõe sobre a obrigatoriedade da concessão de desconto e/ou meia porção para pessoas que realizaram cirurgia bariátrica ou qualquer outra gastroplastia em restaurantes ou similares que menciona e dá outras rovidências.

Art. 1º Ficam os restaurantes e similares que servem refeições à la carte e/ou porções obrigados a oferecerem desconto de 50% (cinqüenta por cento) no preço das mesmas e/ou servirem meia porção para as pessoas que tenham o estômago reduzido através de cirurgia bariátrica ou qualquer outra gastroplastia.

Art. 2º Ficam os restaurantes e similares que servem refeições à rodízio obrigados a concederem desconto de 50% (cinquenta por cento) no preço das mesmas para as pessoas que tenham o estômago reduzido através de cirurgia bariátrica ou qualquer outra gastroplastia.

Art. 3º Para ter direito ao benefício de que trata a presente Lei o interessado deverá comprovar sua condição através da carteirinha de operado, apresentação de laudo médico ou declaração de médico responsável devidamente inscrito no Conselho Regional de Medicina.

Art. 4º O não cumprimento do disposto nesta Lei sujeitará o infrator à multa no valor correspondente a 1.880 (mil oitocentos e oitenta) UFIR’s por denúncia.

Art. 5º O Poder Executivo Municipal regulamentará a presente Lei atendendo aos princípios de responsabilidade social e moral estabelecidos pela mesma.

Art. 6º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Vila Velha, 24 de abril de 2008.
JOSÉ DE OLIVEIRA CAMILLO
Presidente
 

Alexandre Magno

D. Weslian: “Vou fazer o melhor por Brasília”


“Quero ser eleita para fazer o melhor por Brasília, exatamente como fez o meu marido quando foi governador. Com a ajuda dele, tenho certeza de que vou governar bem o Distrito Federal”. Este foi o compromisso assumido nesta sexta-feira (24) por D. Weslian Roriz, na primeira entrevista que ela concedeu como a nova candidata ao Governo do Distrito Federal pela Coligação “Esperança Renovada”.

Ao lado de Joaquim Roriz, que deixou a disputa depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve indefinida a inconstitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, Dona Weslian declarou que concordou em ser candidata para ajudar ao marido e ao DF. “Eu não poderia, depois de 50 anos de casada, deixar o meu marido passar pela humilhação que ele passou ontem”, explicou, referindo ao julgamento no STF. “Quero continuar fazendo o mesmo trabalho que o meu marido fez em Brasília para todos os brasilienses, de ponta a ponta”, ressaltou.

Dona Weslian destacou que, eleita, vai contar com a ajuda e a experiência do ex-governador Joaquim Roriz para administrar o DF. “Meu marido vai me ajudar”, garantiu. “Ele vai dar muito conselho a mim para que a gente administre esta cidade do melhor jeito possível”, afirmou Dona Weslian, ressaltando, assim como Roriz, ela tem “coragem e vontade” para continuar a trabalhar “pelos mais humildes”.

A candidatura de Dona Weslian foi lançada a apenas nove dias da eleição. Roriz, em entrevista coletiva ao lado da esposa, explicou que deixou de ser candidato diante da indefinição do julgamento no Supremo, que acabou empatado. O ex-governador disse que, ao avaliar o resultado, considerou que era inseguro e pouco confiável aguarda que o presidente Lula nomeasse um novo ministro para desempatar o julgamento do STF. Por isso, achou melhor sair da disputa.

Inicialmente, segundo revelou, convidou para substituí-lo, o deputado federal Jofran Frejat (PR), seu candidato a vice. Ele recusou e ambos concordam que a candidata seria Dona Weslian e que Frejat permaneceria como candidato a vice. Ainda pela manhã, Roriz se reuniu com os dirigentes dos nove partidos da coligação para comunicar sua decisão e defender a candidatura de Dona Weslian. Com a aprovação de todos, inclusive dos candidatos ao Senado Maria Abadia (PSDB) e Alberto Fraga (DEM), Dona Weslian assumiu a candidatura, que foi formalmente anunciada na tarde, em coletiva na residência do casal, no Park Way.

O ex-governador declarou que, agora, quer transferir todo o seu potencial de votos para sua mulher. “Ela sempre trabalhou pelo social, pelos mais humildes. Ninguém viu a minha mulher em coluna social dos jornais. Mas as pessoas viram a Weslian distribuindo cobertores aos pobres nas noites frias”, assinalou Roriz. “Vou assessorá-la em todas as obras que forem necessárias para a melhoria da cidade e a satisfação da população. Vou ajudar a Weslian a cuidar do povo de Brasília”, garantiu. “Weslian é a minha candidata ao governo do DF”.

Roriz explicou que “deixei a minha candidatura para não ficar exposto politicamente. Sou vítima de perseguição política. Está ocorrendo uma orquestração muito grande e um grupo político está querendo mudar o regime do país, para o socialismo, e Brasília é a capital do Brasil. Tal mudança política envolve outros países da América Latina. Estou sendo vítima dessa tentativa de mudança”, denunciou o ex-governador. Mas prometeu resistir: “sou uma resistência democrática a esse tipo de mudança que está sendo imposta ao povo.

A campanha de Dona Weslian já está nas ruas. Ainda na noite da sexta-feira, com a presença de milhares de pessoas, foi realizado no Park Way, o primeiro comício da candidata de Roriz ao Governo do DF.


http://www.joaquimroriz.com.br/noticias/ultimas/618-d-weslian-vou-fazer-o-melhor-por-brasilia

Campanha de D. Weslian Roriz já está nas ruas

Já está nas ruas a campanha eleitoral de Dona Weslian Roriz (PSC 20), a nova candidata ao Governo do Distrito Federal pela Coligação Esperança Renovada. A campanha foi deflagrada ainda na noite de sexta-feira (24), com um comício realizado no Setor Park Way, convocado pelo ex-governador Joaquim Roriz, quando ele explicou aos militantes os motivos que o levaram a retirar sua candidatura e lançar Dona Weslian. O comício, mesmo organizado às pressas, reuniu mais de 1.500 pessoas, e cumpriu o objetivo da coligação: apresentar a candidata e deflagrar a campanha, numa corrida contra o tempo para que Dona Weslian Roriz vença as eleições já no primeiro turno.

Ao lado da esposa, o ex-governador abriu o comício. “Estou com o meu coração partido e sangrando, por não terem me deixado vencer essas eleições nas urnas”, desabafou, referindo-se a indefinição mantida pelo Supremo Tribunal federal (STF) que, ao não se decidir sobre a inconstitucionalidade da Lei de Ficha Limpa, deixou Roriz sob a ameaça de vencer nas urnas mas não ser diplomado. “Mas Deus é muito maior que tudo isso, pois ele não me deu só vontade de ajudar quem precisa, ele também me deu uma mulher que tem os mesmos ideais que eu e que está há 50 anos ao meu lado”, disse Roriz à multidão, erguendo as mãos de Dona Weslian. “Minha mulher é humilde, humana e solidária”, elogiou. “Eu garanto ela não vai decepcionar ninguém”.

Muito emocionada, Dona Weslian disse que também o seu “coração está partido e sangrando de dor”. Contou que concordou em concorrer porque não suportou ver “a dor do meu marido” e “as injustiças” que estavam sendo cometidas contra ele, referindo-se ao julgamento do STF e aos ataques dos adversários. Agora candidata, ela garantiu que a população do Distrito Federal pode esperar dela um governo de grandes resultados. “Sei que Deus vai me dar forças para eu realizar um excelente governo”, afirmou a candidata.

Dona  Weslian destacou que vai contar com ajuda de Roriz para fazer um governo justo e solidário, a exemplo do que o marido fez ao criar nove cidades no Distrito Federal para atender famílias de baixa renda. “Ele deu dignidade e cidadania a muita gente”, lembrou a candidata, garantido que sua administração será baseada nas realizações dos 14 anos do Governo Roriz, nos quais, segundo ela, o maior beneficiado foi o cidadão mais humilde. E é essa população humilde que ela vai priorizar em seu governo, justificando: “Eu sou pequena, mas do coração muito grande”.

O comício foi colorido pelas bandeiras e camisetas azuis dos militantes e eleitores. O casal Roriz subiu ao palanque acompanhado  pelo vice Jofran Frejat (PR), pelos candidatos ao Senado Maria de Lourdes Abadia (PSDB) e Alberto Fraga (DEM), e pelas filhas Jaqueline e Liliane Roriz. Prestigiaram o comício diversos candidatos e dirigentes dos nove partidos que formam a coligação Esperança Renovada. Ao final do comício, a casa da família foi aberta para receber a militância e os eleitores rorizistas.

A campanha foi retomada já na manhã deste sábado (25), quando Dona Weslian Roriz visitará a Feira da Ceilândia, seu primeiro compromisso eleitoral como candidata ao Buriti. Às 16 horas, ela registrada a candidatura no Tribunal Regional Eleitoral do DF.


Vote Weslian, Vote Roriz: Conheça um pouco do perfil e trajetória da nossa candidata ao GDF, Weslian Roriz (PSC)


A goiana Weslian Roriz é a nova candidata da Coligação Esperança Renovada ao Governo do Distrito Federal. Dona Weslian, como é conhecida, assume a vaga aberta pelo marido, o ex-governador Joaquim Roriz, que decidiu sair da disputa depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) não conseguiu decidir sobre a inconstitucionalidade da Lei da Ficha Limpa. Diante a indefinição do Supremo, Roriz, após consultar os partidos aliados, decidiu lançar a candidatura de Dona Weslian, mantendo na chapa como vice-governador o médico Jofran Frejat. Na urna eletrônica, a foto continua sendo a do ex-governador, mas o voto será dado para Dona Weslian, que também herdou o número 20. Conheça um pouco da biografia de Dona Weslian Roriz, a candidata de Joaquim Roriz ao Governo do DF.

Weslian Perpétuo Socorro Roriz, 67 anos, segundo grau completo, é casada há 50 anos com o ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, com quem tem três filhas. Conhecida como Dona Weslian, é católica fervorosa, mãe dedicada à família e cidadã dedicada às causas sociais. Em 14 anos na qualidade de primeira-dama do DF, teve importante papel social na erradicação das favelas que existiam em Brasília na década de 80, levando ajuda humanitária às famílias de baixa renda removidas das invasões e assentadas nas nove cidades criadas por Roriz. Dona Weslian foi também a maior defensora e incentivadora dos programas de promoção social de Roriz, como o “Pão e Leite”, voltado para melhorar a alimentação de alunos da rede pública.

Para dar continuidade ao trabalho social, Dona Weslian fundou em 20 de dezembro de 1999 o Instituto de Integração Social e de Promoção da Cidadania (Integra), associação civil sem fins lucrativos. No Integra, Dona Weslian implantou diversos projetos, entre eles o “Natal de Mãos Dadas”, o “Banco de Doações”, o “Dentista Amigo, Sorriso Feliz”, a “Sopa da Divina Providência”, o “Minha Sopa” e o “Saúde Integrada e Cidadania Rural”. Criou ainda a Fundação da Casa das Nove Luas, para atender adolescentes grávidas, além de programa de assistência à mulher presidiária e á crianças com câncer.

O trabalho do Integra ganhou repercussão nacional quando Dona Weslian implantou em Brasília um programa inédito no Brasil: o “Cão Guia de Cegos”. Dona Weslian importou o programa do Canadá, trazendo cães das raças Labrador e Golden Retriever. Os cães foram adestrados por soldados do Corpo de Bombeiros do DF, treinados no Canadá. O programa ficou conhecido nacionalmente graças à novela “América”, exibida em 2005 pela Rede Globo, na qual o ator Marcos Frota interpretava o deficiente visual “Jatobá”, que tinha um labrador guia de cego. O animal pertencia ao grupo de cães treinados pelo Corpo de Bombeiros do DF. O programa já atende a cerca de 6 mil deficientes visuais de baixa renda do DF. Atualmente, Dona Weslian está licenciada da presidência do Integra.

Dona Weslian é filiada ao Partido Social Cristão (PSC), a mesma sigla de Roriz. Embora jamais tenha concorrido a cargo eletivo, Dona Weslian foi a principal incentivadora da carreira política de Roriz. Em todas as campanhas eleitorais do marido, sempre o acompanhou em comícios, subiu em palanques, participou de caminhadas e carreatas, circulando por todas as cidades do DF em busca de votos para o marido. Apoiou também a carreira das filhas Jaqueline, deputada distrital e hoje candidata à Câmara Federal, e Liliane, que concorre à Câmara Legislativa. Dona Weslian tem mais uma filha (Wesliane) e quatro netos (Bárbara Maria, Juliano, Rodrigo e Joaquim Neto).

Dona Weslian é uma dos cinco filhos do casal Divina Maria de Oliveira Pelles e Jorge Fidélis Pelles. Ela nasceu em Goiânia e em 1959 foi morar com a família em Luziânia, onde os pais adquiriram terras para criar gado. As terras da família englobavam áreas que hoje correspondem do Núcleo Bandeirante à Asa Norte. O pai de Dona Weslian foi responsável pelo plantio de grama e flores dos jardins do Palácio da Alvorada, tendo sido incentivador da criação do atual Parque das Águas Emendadas.

Dona Weslian e Roriz se conheceram em Luziânia em 1959. Ela tinha 17 anos e ele, 23. O primeiro encontro do casal ocorreu em uma festa de casamento de uma das primas de Roriz. Eles se reencontraram num baile temático, ao qual Dona Weslian trajava roupas típicas do Japão. O namoro começou no baile e para o casamento foi um pulo. Eles se casaram em 29 de julho de 1960. A união dura até hoje.