sexta-feira, 8 de outubro de 2010

D. Weslian agita centro de Taguatinga

A primeira caminhada de Weslian Roriz (PSC 20) no segundo turno da campanha pelo governo do Distrito Federal, realizada nesta sexta-feira (8), no Mercado Norte de Taguatinga, teve a marca da candidata: pacífica, envolvente e democrática. “É importante escutar a voz do povo para que possamos executar todos os trabalhos necessários ao lado dele. Isso é democracia”, ressaltou.

Acompanhada do vice Jofran Frejat e da deputada distrital eleita Celina leão, Dona Weslian percorreu várias ruas do tradicional Mercado Norte, no Taguacenter, um dos pontos mais movimentados de Taguatinga. Ela circulou pelas lojas, cumprimentou comerciantes, foi abraçada por comerciários e clientes, e tirou fotografias com diversas pessoas.

Muito à vontade, a candidata da coligação Esperança Renovada foi recebida com manifestações espontâneas de carinho e simpatia em todos os lugares por onde passou. “Não sou uma estranha no ninho”, afirmou, ressaltando que sempre freqüentou todas as regiões do Distrito Federal.

Durante as quase duas horas de caminhada e corpo a corpo com os eleitores, Weslian Roriz ouviu as reivindicações da população, fez panfletagem e pediu voto para si e para o candidato à Presidência da República, José Serra. “O povo de Brasília me conhece, mas esse contato direto é importante para eles me vejam de perto”, enfatizou a candidata.

E haja contato. Na parada para o cafezinho, nas barracas de pequi, nas lojas, nos corredores das galerias comerciais. Por onde passava eram cumprimentos, abraços e pedidos de fotos ao lado da candidata.


O comerciante Francisco Marinho e Silva, proprietário de um quiosque no Mercado Norte, deu um forte abraço na candidata e garantiu que ela terá o voto de toda a sua família. “Agradeço a Deus e ao Roriz por tudo que tenho nesta vida. Dona Weslian merece e vai ganhar essa eleição”, declarou.

Rita de Cássia Coimbra também fez questão de declarar seu voto e de expressar sua confiança na eleição da primeira governadora do Distrito Federal. “A família Roriz tem uma eterna relação de confiança com o povo de Brasília. E tenho certeza que essa relação será consolidada nas urnas”.

Weslian afirma estar segura sem o marido perto

No quarto dia de campanha para o segundo turno, a candidata Weslian Roriz (PSC) recebeu o apoio do PTN e comemorou seu aniversário de 68 anos. Com mais uma legenda aliada para a coligação Esperança Renovada e sem a constante escolta do marido, a campanha da postulante começa a ser moldada.

Dessa vez, Weslian justificou a ausência de Roriz nos compromissos públicos, durante o dia de ontem. Conforme esclareceu, o ex-governado participou de reuniões e recebeu pessoas que estão apoiando sua candidatura. "De qualquer modo, eu estou segura. Sem ele ou com ele nas ruas, eu estou muito segura. É a minha cara que tem que aparecer. Eu dou conta do recado".

Ao lado do vice Jofran Frejat, a ex-primeira-dama visitou o Núcleo Bandeirante e a Candangolândia, mas não fez discursos. Foi bem recebida pelas pessoas que saíam de dentro de casa para saudá-la.
"As carreatas são boas. É uma oportunidade de a cidade ver a gente de perto. Mostra a nossa alegria".

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

Entenda o quociente eleitoral

Viabilizar a representação dos setores minoritários da sociedade nos parlamentos. Este é o objetivo do sistema eleitoral proporcional, que define os ocupantes das vagas nos legislativos federal, estaduais e municipais – a única exceção é o Senado, onde os senadores são eleitos pelo sistema majoritário, assim como governadores e presidente da República.

O principal instrumento do sistema proporcional é o chamado quociente eleitoral.  Esse mecanismo define os partidos e/ou coligações que ocuparão as vagas em disputa nos cargos de deputado federal, estadual e vereador.
O quociente eleitoral é determinado dividindo-se o número de votos válidos apurados pelo de vagas a preencher em cada circunscrição eleitoral. Vale lembrar que, nas eleições proporcionais, contam-se como válidos apenas os votos dados a candidatos regularmente inscritos e às legendas partidárias (Lei nº 9.504/97, art. 5º).

Em outras palavras, o quociente eleitoral é o resultado da divisão entre o número de votos válidos apurados na eleição proporcional (tanto os nominais quanto os de legenda – no numerador) pelo número de vagas da Casa Legislativa (colégio plurinominal – no denominador). Na prática esse quociente define o número de votos válidos necessários para ser eleito pelo menos um candidato por uma legenda partidária (Código Eleitoral, art. 106).


Fonte: TSE

PSDB confirma aproximação de Weslian Roriz (PSC) e José Serra (PSDB) no DF. A união garante mais votos para ambos.

Weslian Roriz busca votos de Serra na classe média e alta de Brasília


Candidata ao governo do Distrito Federal em lugar do marido Joaquim Roriz, Weslian Roriz (PSC) vai colar sua imagem à do presidenciável tucano José Serra na campanha para o segundo turno das eleições, afirma o presidente do PSDB no DF, Márcio Machado:

– Primeiro que a Weslian não tem nenhum problema ou obstáculo que prejudique sua relação com o Serra, como acontecia com o Roriz. E o Serra já sinalizou ontem que vai se aproximar, até porque a Weslian tem mais votos nas classes D e E, enquanto ele tem nas A e B. Ou seja, ela ganha de um lado e ele do outro.

Poder Online/ iG

Missa marca aniversário de D. Weslian

Uma missa celebrada na igreja matriz da cidade de Luziânia (GO) marcou as comemorações do aniversário da candidata a governadora do Distrito Federal, Weslian Roriz, no final da tarde desta quinta-feira (7), quando também se comemorou o Dia de Nossa Senhora do Rosário.

Longe da agitação das carreatas e do contato direito com os eleitores, Dona Weslian festejou seu aniversário de uma forma bastante simples: orando em companhia do marido, o ex-governador Joaquim Roriz, das filhas Jaqueline e Liliane, e de amigos.

A igreja, porém, lotou. Parentes, amigos e moradores participaram da cerimônia religiosa, numa demonstração de carinho e apreço por Dona Weslian, a mais ilustre cidadã de Luziânia, que agora disputa o cargo mais importante do Distrito Federal. Mas na cerimônia, não coube espaço para a política. Apenas cânticos, orações e mensagens cristãs.

O padre Alessandro Campos, antigo amigo da família, celebrou a missa e emocionou a todos quando leu um trecho da Bíblia para associar e destacar  a personalidade de Dona Weslian: “Uma mulher forte, seu marido confia, ela lhe dá alegria e nunca desgosto, ela estende suas mãos aos pobres”. “Que a senhoras continue sendo uma mulher sempre forte, de fé e de caridade”, desejou o padre.

Ao fundo do altar, um telão exibia imagens do casamento de Weslian e Joaquim Roriz, realizado há 50 anos na mesma igreja. Ao final da cerimônia, ainda emocionada, Don Weslian resumiu seus sentimentos e suas esperanças numa frase: “Confio em Deus. Ele permite que tudo aconteça em minha vida”.

Nesta sexta-feira (8), Dona Weslian retoma os compromissos de campanha, com caminhadas em Taguatinga.

http://weslian.com.br/noticias/ultimas/674-missa-marca-aniversario-de-dona-weslian / Fotos: Keila Franco