Em apenas duas semanas como candidata a governadora do Distrito Federal, Weslian Roriz (PSC), carimbou a sua marca na campanha eleitoral deste ano. Deixou para trás as incansáveis reuniões do marido, Joaquim Roriz, e apostou no corpo a corpo.No lugar de discursos, palavras ao pé do ouvido dos possíveis eleitores. Em vez de usar o tempo ao lado das pessoas para atacar o adversário, ela fala sobre família e religião. Além disso, ela mudou o estilo da propaganda eleitoral de tevê, dos jingles e dos materiais de campanha.
Agora, tudo tem a cara e o gosto da ex-primeira-dama. Ontem, ela reservou a manhã para gravação dos programas de rádio eTV.Na parte da tarde, ela percorreu as lojas do Setor de Oficinas H Norte, entre Taguatinga e Ceilândia, distribuindo beijos e pedindo votos. Finalizou o dia com uma carreata pelas vias comerciais.
A equipe de segurança de Weslian tentava apressar a candidata ao longo das caminhadas.Mas ela bate o pé e faz questão de dedicar alguns minutos às conversas. “Tenho que aproveitar o povo que gosta de mim eme quer por perto”, justifica. A candidata não tem deixado escapar nenhuma oportunidade para conquistar o eleitor.
Aos jovens, falou sobre o seu papel de mãe e do cuidado com os mais novos. “Pode confiar em mim”, repetia. O administrador Samuel Paulo da Silva, 36 anos, passava pela região e recebeu o abraço da mulher do ex-governador.
“Não importa se é ela ou Roriz, já li muito sobre ele e sei o que já fez. Agora, acredito que o setor precisa de ampliação e da instalação de calçadas e de um estacionamento”, disse.
Reforço Sempre ao lado de Weslian, o candidato a vice-governador, Jofran Frejat, expôs os planos para recuperar a saúde e reforçou o pedido por votos.
Em uma das lojas,Weslian e Frejat conheceram o ambulante Valdiney Felipe de Freitas, 25 anos. Antes mesmo de receber os cumprimentos dos políticos, lançou: “O que a senhora vai fazer em relação ao meio ambiente?”.
Pega de surpresa, a mulher de Roriz divagou sobre a questão ambiental.
O homem propôs que Weslian tornasse obrigatório o plantio de uma árvore para cada carro vendido, caso seja eleita governadora doDistrito Federal. “Você me deu uma ótima ideia”, afirmou Weslian, animada.
Weslian desconversou sobre a estratégia de campanha para tentar ganhar votos nas regiões administrativas em que o adversário petista dominou no primeiro turno das eleições.Mas, desde o início da fase final,Weslian não visitou nenhuma cidade onde ficou à frente do adversário, como Recanto das Emas, Paranoá e Samambaia. “Não há plano nenhum nesse sentido. Para mim, todas as cidades são iguais. As mais novas,o meu marido criou.E as outras sabem o que querem para o futuro”, amenizou.
Pela manhã, a candidata do PSC gravou programas para a propaganda eleitoral. A partir de hoje, ela deixará os textos decorados de lado e fará um discurso improvisado aos telespectadores— ela prefere assim.
Até mesmo o ex-governador Joaquim Roriz manifestou-se favorável à espontaneidade da mulher. “Eu gosto quando ela é espontânea”, afirmou ao Correio, na última semana.
Weslian deverá levar ao arum olhar feminino e cuidadoso sobre os problemas enfrentados pela população, principalmente a saúde. O improviso é uma das marcas da campanha de Weslian. ontem, depois da visita de loja em loja, ela puxou uma minicarreata. Informaçõe do Correio Braziliense.
BLOG ESTAÇÃO DA NOTÍCIA