terça-feira, 19 de outubro de 2010

PT se assusta com novas pesquisas: Agnelo Queiroz (PT) cai novamente e Weslian Roriz (PSC) cresce em nova pesquisa do Instituto Parlamento divulgada hoje.

Pesquisa dá empate técnico no DF

VIRADA – Instituto Parlamento, que previu segundo turno, aponta diferença de apenas 5% entre candidatos

É cada vez menor a diferença que separa a candidata do PSC, Weslian Roriz, do petista Agnelo Queiroz, segundo levantamento feito pelo Instituto Parlamento Pesquisa de Opinião e Mercado, publicado na edição desta terça-feira (19) pelo jornal “Tribuna do Brasil”. Conforme a pesquisa, a vantagem de Agnelo agora é de apenas 5,1%, o que configura empate técnico entre os dois candidatos. Dona Weslian subiu para 42,4% enquanto o petista caiu para 47,5%, segundo o Instituto Parlamento.

A pesquisa foi realizada nos dias 14 e 15 de outubro, quando foram consultados 1.600 eleitores em todas as cidades do Distrito Federal. O número de indecisos chegou a 5,94% dos entrevistados, e os votos brancos e nulos somaram 4,19%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) sob número de protocolo 37886-2010.

O instituto também abordou na pesquisa outros temas, como aborto e religião. Segundo o levantamento, 89,97% dos entrevistados declaram ser contra o aborto, enquanto 7,46% apoiaram liberalização do aborto no Brasil, conforme defende o estatuto do PT, partido de Agnelo. Dos eleitores consultados, 3,57% não quiseram opinar ou não souberam responder.

Com relação a assuntos religiosos, 96,06% dos eleitores afirmaram acreditar em Deus, enquanto 2,25% disseram que são ateus. O número de pessoas que não souberam responder chegou a 0,25% dos entrevistados, e o número de pessoas que deixaram de expressar opinião somou 1,44%, segundo a pesquisa.

O instituto também quis saber em quem os eleitores de Marina Silva (PV) e de José Serra (PSDB) pretendem votar no segundo turno no DF. Entre os eleitores de Marina, 15,56% declararam que agora vão votar em Weslian Roriz e 18,56% disseram que votarão no petista. Dos eleitores de Serra, 13,13% disseram apoiar a candidata do PSC ao Palácio do Buriti, e 7,63% manifestaram apoio ao candidato do PT.

A maioria dos institutos de pesquisa errou ao prever que os petistas Agnelo e Dilma Rousseff venceriam no primeiro. No DF, o Instituto Parlamento acertou ao divulgar pesquisa prevendo que D. Weslian e Serra estariam no segundo turno.

Jornal Tribuna do Brasil

Candidatura de Agnelo sob risco: PSC protocola pedido de cassação de registro ou diploma de Agnelo e Filippelli por uso de Lula na campanha eleitoral do PT no DF.

PSC pede que TRE-DF casse candidatura de Agnelo


A coligação da candidata do PSC ao governo do Distrito Federal, Weslian Roriz, entrou nessa segunda-feira com representação no TRE-DF (Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal) pedindo a cassação da candidatura do adversário do PT, Agnelo Queiroz.

A chapa baseia a ação na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em atos promovidos por Agnelo. Segundo a acusação, a legislação eleitoral impediria Lula de participar da campanha política de qualquer candidato.

De acordo com a lei eleitoral, um agente público, mesmo que não seja servidore, não pode atuar em “comitês de campanha eleitoral de candidato, partido político ou coligação, durante o horário de expediente normal, salvo se o servidor ou empregado estiver licenciado".

Com base nesse argumento, a coligação de Weslian pede a impugnação do registro de candidatura de Agnelo e de seu vice, Tadeu Felippelli (PMDB).

Redator: Rodolfo Albiero
eBand

O "mundo cor-de-rosa" de Dimas Thomas desagrada coordenação da campanha rorizista e o mesmo é demitido e substituído por equipe de publicidade do Rio de Janeiro.

Dimas Thomas sai da campanha de Weslian Roriz

O publicitário Dimas Thomas não é mais o marqueteiro da campanha da candidata Weslian Roriz (PSC-DF). O programa que terminou não sendo entregue no horário ao TRE para ir ao ar hoje à noite está sendo totalmente refeito pelos publicitários cariocas contratados pelo ex-governador e coordenador da campanha Joaquim Roriz.

BLOG ESTAÇÃO DA NOTÍCIA

Coligação Esperança Renovada pede cassação de registro de candidatura de Agnelo e Filippelli por participação de Lula nos programas eleitorais e na campanha de rua do candidato do PT.

É guerra!

Ontem, a coligação Um Novo Caminho levantou polêmica sobre a proposta da candidata da coligação Esperança Renovada sobre o possível perdão de multas de trânsito para motoristas. O PT anunciou que entraria com representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) ainda ontem contra a campanha de Weslian Roriz (PSC).

Também ontem, a coligação de Weslian deu entrada no TRE com representação em desfavor dos candidatos ao cargo de governador e vice-governador do DF, respectivamente, Agnelo Queiroz (PT) e Tadeu Felippelli (PMDB) e, ainda, do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na Representação, alega-se que estaria ocorrendo suposta conduta vedada a agente público. Para sustentar a tese, o argumento é de que o presidente estaria impedido de participar ativamente da campanha política de qualquer candidato. Isso porque ele exerce o cargo de “funcionário público nº 1”.

O dispositivo legal a embasar a tese seria o artigo 73, inciso III, da Lei das Eleições (9504/97), segundo o qual: “São proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, as seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais: (…) III – ceder servidor público ou empregado da administração direta ou indireta federal, estadual ou municipal do Poder Executivo, ou usar de seus serviços, para comitês de campanha eleitoral de candidato, partido político ou coligação, durante o horário de expediente normal, salvo se o servidor ou empregado estiver licenciado”.

Nesse sentido, pede a Coligação Esperança Renovada que seja cassado o registro de candidatura ou o diploma, se for o caso, de Agnelo Queiroz e Tadeu Felippelli. O relator da Representação é o juiz eleitoral auxiliar Teófilo Rodrigues Caetano Neto.

Já a assessoria jurídica de Agnelo pede também o TRE a suspensão do programa eleitoral da candidata na TV em que a promessa do perdão de dívidas é feita. Segundo os advogados da coligação petista, o benefício é entendido como troca de favor por votos.
 

Programa Eleitoral de Weslian Roriz dia 18 de outubro

Assistência Social: Prioridade para Weslian Roriz, os programas que atendam as gestantes, mães e crianças do DF voltarão a fazer de Brasília referência nacional de qualidade de vida na infância.

Mãe e bebê, prioridades de Dona Weslian


No Governo Roriz, a ONU atestou que o DF era o melhor lugar do Brasil para uma criança nascer e crescer saudável. D. Weslian vai priorizar o atendimento materno-infantil.
 
Brasília vai voltar a ser a melhor cidade do Brasil para uma criança nascer e crescer saudável. Esta é um das prioridades da candidata a governadora Weslian Roriz (PSC 20), que pretende resgatar os programas sociais e de atendimento materno-infantil implantados no Governo Joaquim Roriz, que fizeram o Distrito Federal alcançar a maior pontuação brasileira no Índice de Desenvolvimento Infantil (IDI) da Organização das Nações Unidas (ONU). Para isso, Dona Weslian vai investir na modernização dos hospitais materno-infantis e em programa sociais que amparem as mães antes, durante e depois do parto, criando as condições para que os bebês nasçam e cresçam saudáveis.

O desafio de D. Weslian é quase o mesmo que o marido dela, Joaquim Roriz, encontrou em 1988, ao assumir pela primeira vez o Governo do Distrito Federal, quando eram escassas as políticas públicas voltadas para as mães e seus bebês. Para mudar a realidade da época, Roriz implantou diversos programas voltados para atender a família, a mulher e a criança. Em quatro mandatos, Roriz conseguiu resultados jamais vistos em todos os 50 anos de Brasília.

Um das principais ações foi ampliar a rede de hospitais públicos e criar unidades específicas para atender mulheres e crianças. Apenas entre 1999 e 2001, Roriz construiu três novos blocos materno-infantis nos hospitais regionais de Brazlândia, de Planaltina e da Asa Sul (ex-HMIB). O HRAS foi o primeiro hospital público do DF a receber equipamentos de UTI neonatal e monitoramento fetal para gestantes de alto risco e recém-nascidos – raríssimos em instituições deste tipo no país -, além mamógrafos e ecógrafos de última geração.

Em 2001, Roriz também retomou as obras do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Fechado durante o governo do PT, o Pronto-Socorro do HRAN foi reaberto em 2001, enquanto a unidade de pediatria também foi totalmente reformulada e passou a contar com 46 leitos para emergência e internação.

As unidades de pediatria do Hospital do Gama e do Hospital de Sobradinho também passaram por remodelações profundas. Foi, ainda, construída e inaugurada a Unidade Mista de São Sebastião, um mini-hospital só para consultas e partos naturais. No Hospital Regional da Ceilândia, as duas enfermarias-maternidades foram reformadas.

O resultado de todo esse trabalho começou a aparecer ainda em 2000, quando o Distrito Federal apresentou a menor taxa de mortalidade infantil do país – 14,4%, menos da metade da taxa nacional, segundo o IBGE. Na época, nada menos do que 80% dos partos no DF eram realizados em hospitais da rede pública. Já no Governo do PT, a taxa de mortalidade infantil no DF era de quase 20%. Ou seja, em cada grupo de 1.000 crianças que nasciam, 200 não sobreviviam.

Além de reduzir a mortalidade a índices de países desenvolvidos, Roriz conseguiu outras importantes conquistas: 100% das crianças brasilienses foram vacinadas contra sarampo e DTP (difteria, coqueluche, tétano e poliomielite). A cobertura vacinal foi atestada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (Unicef) e pelo Programa Universal de Imunização.


PROGRAMAS EM DEFESA DA VIDA


Dona Weslian lembra que um dos maiores e mais bem sucedidos programas implantados por Roriz em defesa da vida foi o Pró-Família. Esse programa reunia diversos subprogramas, todos voltados para famílias de baixa renda, como o “Pão e Leite” e o “Aleitamento Materno”. O Pró-Família funcionou até 2006, ano em que chegaram a ser atendidas 47 mil mães, que representavam quase 90% das 53.564 famílias beneficiadas pelo programa.

O programa “Pão e Leite” também gerou resultados surpreendentes. Até o final de 2006, o GDF distribuiu 6,4 milhões pães vitaminados e 3,2 milhões de leite por mês para crianças, gestantes e mães em fase de amamentação. Já com o programa “Aleitamento Materno”, realizado em parceria entre a Secretaria de Saúde e o Corpo de Bombeiros, o GDF criou uma rede de Bancos de Leite Humano, que em 2005 forneceu 21 mil litros de leite para 19 mil bebês internados em maternidades e UTIs neonatais.

O carro-chefe da rede é o Banco de Leite do Hospital Regional de Taguatinga, mas outros dez hospitais públicos participam do Programa de Aleitamento Materno. Todos esses hospitais, pelo serviço que prestaram às mães e aos bebês, receberam do Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (Unicef), da ONU, o título de Hospital Amigo da Infância. Hoje, o modelo do DF é exemplo para todo o Brasil e já está sendo copiado por outros países. A própria ONU divulga o DF como o único lugar do mundo tem leite suficiente para atender a todos os recém-nascidos internados na rede pública.

Mas desde 2007, quando Roriz já não estava no governo, o estoque não apresenta a mesma regularidade. Até setembro de 2010, foram coletados menos de 14 mil litros de leite, bem abaixo dos 21 mil litros obtidos em 2006. Dona Weslian pretende retomar a capacidade de produção da rede, bem como manter os estoques em níveis que atendam ao crescimento da população infantil do DF. “Leite materno é vida. Não podemos descuidar nem dos bebês nem das mães que não têm leite suficiente para amamentá-los. Vou recuperar e aumentar o estoque da nossa rede de Bancos de Leite”, garantiu.


TRABALHO PREMIADO PELA ONU


Dona Weslian lembra que os programas de Roriz melhoraram a qualidade de vida das mães e das crianças do DF. O reconhecimento veio ainda em 2001, quando o Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (Unicef), da ONU, divulgou o Índice de Desenvolvimento Infantil (IDI) do Brasil. Esse índice, indica as condições oferecidas por estados e municípios para que crianças possam nascer e crescer saudáveis. O DF alcançou a maior pontuação de todo o Brasil: 0,673. Bem atrás apareceram os estados do Rio de Janeiro (0,661), Rio Grande do Sul (0,630) e Santa Catarina (0,619).

Para Dona Weslian, é preciso resgatar essa rede de proteção materno-infantil criada no Governo Roriz. “As mães e seus bebês vão voltar a merecer toda a assistência do governo como foi no passado”, garante, acrescentando que, para essa missão, vai contar com os aconselhamentos do ex-governador Joaquim Roriz e com a experiência do candidato a vice-governador, Jofran Frejat, até hoje reconhecido como o melhor secretário de Saúde do DF.

Site Oficial de Weslian Roriz (PSC)

Segurança Pública: Segurança ostensiva nas ruas do DF, aliada a programas sociais de resgate de jovens em situação de risco social e de implantação do vídeomonitoramento em todas as cidades do DF são compromissos de Weslian Roriz.

Polícia nas ruas para proteger o cidadão e combater bandidos
 
O Governo Roriz revolucionou a segurança pública do DF. A Polícia Civil foi valorizada e modernizada e hoje está entre as melhores do Brasil. O Corpo de Bombeiros do DF também tem reconhecimento dentro e fora do país. Programas como Picasso Não Pichava e Esporte à Meia Noite até hoje servem de modelo para evitar que jovens caiam na criminalidade. Segurança pública é prioridade no Governo Weslian Roriz.

1 – IMPLANTAR O PROGRAMA DE VÍDEOMONITORAMENTO OLHO VIVO PARA AUMENTAR A SEGURANÇA NAS RUAS.

2 – COMBATE RIGOROSO ÀS DROGAS.

3 – AUMENTAR O NÚMERO DE POLICIAIS E COLOCAR MAIS POLICIAIS NAS RUAS.

4 – MELHORAR OS SALÁRIOS DA POLÍCIA MILITAR, DO CORPO DE BOMBEIROS E DA POLÍCIA CIVIL.

Site Oficial de Weslian Roriz (PSC)

Meio Ambiente: Preservação ambiental e crescimento econômico sustentável são compromissos de Weslian Roriz com a população do DF.

Preservar, proteger e respeitar a natureza do DF
 
Brasília é a capital brasileira dos parques. São 80 parques urbanos, reservas ecológicas e áreas de proteção ambiental em todo o DF, a maioria criada no Governo Roriz. Roriz também criou a SEMATEC, a primeira Secretaria de Meio Ambiente do Brasil. D. Weslian vai recriar a SEMATEC para que Brasília volte a ser a capital verde do Brasília.

1 – RECRIAR A SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE.

2 – REVITALIZAR OS PARQUES.

3 – IMPLANTAR DEFINITIVAMENTE PARQUES JÁ CRIADOS.

4 – COMBATER INVASÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL.

Site Oficial de Weslian Roriz (PSC)

Weslian Roriz (PSC) promete anistiar multas de trânsito cometidas até o 30 de setembro último, PT reclama, porém especialistas em direito eleitoral não vêem crime eleitoral.

Weslian promete anistiar multa de motoristas no DF

RAFAEL MORAES MOURA - Agência Estado


"Multa era para ser apenas solução, mas no DF acabou virando problema. Um dinheiro que sai do nosso bolso e a gente não vê para onde vai", diz o apresentador do programa, exibido hoje. "Assim que assumir o governo, d. Weslian vai anistiar todas as multas. Quem tem multa até 30 de setembro não vai mais precisar pagar. E pode anotar aí, assim que tomar posse em 1º de janeiro, Dona Weslian vai revisar o sistema de cobranças de multa", prossegue.

Especialistas ouvidos pela reportagem não acreditam que, ao defender a anistia, a candidata esteja violando a legislação eleitoral.

Para o coordenador de comunicação da campanha de Weslian, Paulo Fona, as críticas são infundadas. "Trata-se de uma proposta que atinge indiscriminadamente toda a população do DF, não se refere a uma única pessoa nem a um segmento ou categoria profissional", defendeu. "Sabemos da viabilidade, do ponto de vista jurídico e econômico."

De janeiro a setembro deste ano, foram aplicadas 1,347 milhão de multas ao motoristas da região, informou o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF). Até agosto, o valor total arrecadado foi de R$ 58,9 milhões. O órgão alegou que não seria possível estimar quantas multas ainda não foram pagas, "visto os prazos de recursos e a inadimplência".

"As multas são de natureza leve, média, grave e gravíssima, o que também dificulta essa estimativa, podendo variar de R$ 53 a R$ 191 ou até R$ 957,70 (que tem fator multiplicador), caso do valor por dirigir sob efeito de álcool", explicou, por meio de assessoria. O Detran-DF também afirmou que "não se pronuncia sobre propostas de candidatos". 

O Estado de São Paulo
A candidata do PSC ao Palácio do Buriti, Weslian Roriz, prometeu anistiar as multas dos motoristas do Distrito Federal caso derrote Agnelo Queiroz (PT) nas urnas. A iniciativa foi vista pelo adversário como uma "forma subliminar de comprar votos", levando a campanha petista a entrar com uma representação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra o programa da mulher do ex-governador Joaquim Roriz.

Serra presidente: Eleitores indecisos convidados pela RedeTV! a assistirem e votarem no melhor candidato escolheram Serra como vencedor do debate de ontem.

Para grupo de indecisos, Serra venceu debate Folha/RedeTV!


DE SÃO PAULO
 
Para um grupo de 27 eleitores convidados a avaliar o debate minuto a minuto a convite da Folha e da RedeTV!, o candidato José Serra (PSDB) teve desempenho melhor que Dilma Rousseff (PT).

No início do programa, os avaliadores se dividiam assim: 23 indecisos, dois dispostos a votar em Serra e outros dois em Dilma.

Ao fim do debate, Serra tinha 14 votos, Dilma contava outros seis, e sete eleitores permaneciam indecisos.

O resultado acompanha a avaliação do desempenho de cada um: 14 acharam Serra melhor, e outros seis preferiram Dilma.

A avaliação reproduziu os métodos usados pelas duas campanhas para avaliar o desempenho de seus candidatos.

Os convidados assistiram à transmissão do debate num telão e receberam controles remotos para dar notas de 0 a 100 a cada resposta.

A avaliação foi promovida pela empresa Interativa, que opera o sistema "view facts". 

Folha Online

Fraude no GDF se aproxima de Agnelo: Apadrinhados políticos de Arruda e que agora estão com Agnelo estão sob investigação no MPDFT e no TCDF sobre o desvio de R$ 18 milhões dos cofres do GDF.

Tá esquentando, tá esquentando...

Lembram que este Site já havia falado sobre os “R$ 18 milhões” e os “aliados”? Pois é...

O Diário Oficial do DF de hoje (página 20, n.º 199, seção 01), trouxe uma notícia nada agradável para alguns aliados de Agnelo Queiroz (PT).

Cuida-se de uma representação do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas para apurar o pagamento de R$ 18 milhões aos servidores da CLDF, pagamento que teria se dado em cumprimento de uma decisão judicial.

O grande problema é que a decisão judicial nunca existiu. Quem já viu o processo garante que o odor de fraude é insuportável e que envolve gente que foi bastante graúda no governo Arruda e que pretende ser graúda no governo do PT.

Eu avisei também... (relembre aqui e aqui)

Um dado curioso é que TODOS os atuais DEPUTADOS DISTRITAIS sabem dos detalhes do caso e permanecem em silêncio. Pergunte ao Reguffe (PDT), ao Chico Leite (PT), a Érika Kokay (PT) se eles sabem do caso ou não?

Outro dado curioso é que TODOS os SENADORES ELEITOS em 2010 pelo DF sabem do caso. Perguntem ao Rollemberg (PSB) e ao Cristovam (PDT) se eles sabem do caso ou não?

Dificilmente algum deles terá coragem de negar. Dificilmente...
 

Equipe de publicitários do Rio e São Paulo é contratada para reforçar marketing político de Weslian Roriz (PSC).

Reforço para Dimas Thomas

O jornalista Chico Maia está fora da campanha de Weslian Roriz (PSC). Nos últimos dias a sua empresa deu apenas apoio logístico para o marqueteiro Dimas Thomas. Só que as mudanças no programa da candidata não estão agradando o comando da campanha.

Tanto que desembarcou na cidade dois publicitários vindos do Rio de Janeiro – Franklin Pereira e Marco Antônio Rocha. A dupla vai tentar ajudar o marqueteiro Dimas Thomas a dar mais consistência ao programa da candidata Weslian Roriz.

BLOG ESTAÇÃO DA NOTÍCIA

Bispo de Guarulhos pede: "Não dêem seu voto à Sra. Dilma Roussef". Folha Diocesana pede que cristãos não votem no PT.

"Não deem seu voto à Sra. Dilma Rousseff"

Do G1
 
Em texto publicado na edição deste mês da "Folha Diocesana", jornal da Arquidiocese de Guarulhos (SP), o bispo dom Luiz Gonzaga Bergonzini pede aos leitores que não votem na candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff.

"Não reformo ou ‘mascaro‘ a verdade. Não altero quanto eu já escrevi a respeito da defesa da vida para agradar a outros ou esconder a verdade. Reafirmo o que em artigos anteriores escrevi e mantenho. Não Votem em Candidatos ou Partidos que Apoiam o Aborto. Reafirmo o que antes disse no meu primeiro artigo acima citado: Não deem seu voto à Sra. Dilma Rousseff" [os grifos são originais], afirma dom Luiz Bergonzini no texto do editorial, intitulado "Autenticidade e coerência".

Com tiragem de 28 mil exemplares, segundo o expediente da publicação, o jornal é distribuído nas paróquias e em missas nas igrejas da cidade. Na página 11 da mesma edição, o artigo "Os Cristãos, o PT e a liberdade de consciência", assinado pelo padre Berardo Graz, membro da Comissão de Defesa da Vida da Diocese de Guarulhos, aborda a questão do aborto e critica o PT.

Desde sábado (16), o G1 tenta contato com dom Luiz Gonzaga Bergonzini, mas não conseguiu localizá-lo por telefone nem na diocese, em Guarulhos. Nesta segunda (18), a secretaria da Diocese informou que o bispo não falará com a imprensa.

Em julho, em entrevista ao G1, dom Bergonzini disse que orientaria os padres da cidade a pregar nas missas o voto contra Dilma Rousseff, em razão, segundo ele, da defesa da legalização do aborto pelo PT nos congressos de 2007 e 2010 do partido.

BLOG ESTAÇÃO DA NOTÍCIA

Propostas de Weslian Roriz para a região do Entorno do DF: Mais empregos com pólos de desenvolvimento econômico e sistema de transporte integrado ao do DF.

Qualidade de vida para os moradores das cidades da região do Entorno

Não se pode pensar no desenvolvimento do DF sem se resolver os problemas do Entorno. Desenvolver as cidades do Entorno é melhorar a qualidade de vida das cidades do DF. Dona Weslian quer trabalhar em conjunto com os Governos de Goiás e de Minas e com União para combater os problemas do Entorno.

1 – AMPLIAR O QUADRILÁTERO DO DF PARA QUE O GDF PASSE A ADMINISTRAR CIDADES DO ENTORNO.

2 – INTEGRAR O ENTORNO AO SISTEMA DE TRASNPORTE DO DF.

3 – GERAR EMPREGOS NO ENTORNO COM CRIAÇÃO DO PÓLO DE DESENVOLVIMENTO DO ENTORNO.

Site Oficial de Campanha de Weslian Roriz (PSC)